Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Linha Amarela vai chegar ao Hospital de Gaia e a Vila d’Este

16 Fevereiro 2017

Linha Amarela vai chegar ao Hospital de Gaia e a Vila d’Este

Untitled 1 1 980 2500

A proposta para extensão da Linha Amarela (D), aprovada pela Administração do Metro do Porto no dia 7 de Fevereiro, prevê o seu prolongamento até Vila d’Este. Os dados principais do estudo prévio, que são agora públicos, preveem a passagem do metropolitano ligeiro pelas novas estações de Manuel Leão e do Hospital Santos Silva, centro hospitalar de grande importância em Vila Nova de Gaia. Ao todo, serão acrescentados 3,18 quilómetros à linha Amarela, que há 12 anos estreita a ligação entre o Porto e Gaia.

A chegada do Metro a Vila d’Este garante uma elevada taxa de cobertura em zonas chave, ou seja, com alta densidade populacional. Estima-se que a abrangência das três novas estações vai beneficiar, em média, cerca de 6.600 pessoas que, em dias úteis, vão utilizar a Linha Amarela, partindo de Vila d’Este, Hospital Santos Silva ou Manuel Leão.

O início da empreitada para execução do prolongamento da linha está previsto para 2019, tendo uma duração aproximada de 2 anos. No total, o investimento necessário está avaliado em 106 milhões de euros, valor adequado ao orçamento disponível. O plano de extensão da Linha Amarela foi pensado de modo a deixar em aberto a possibilidade de outras ampliações da rede de Metro, em Gaia.

A aprovação da extensão da Linha Amarela dá-se no seguimento de diversos estudos, nomeadamente os que foram realizados pelo Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (CITTA), que comprovaram uma maior viabilidade e rentabilidade nesta ligação, juntamente com a nova Linha Rosa (G).

Conheça aqui a expansão da linha Amarela