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Notícias do Metro do Porto

Metro do Porto cresce 8% e tem o melhor primeiro trimestre de sempre

20 Abril 2017

Metro do Porto cresce 8% e tem o melhor primeiro trimestre de sempre

Mais de 15 milhões de clientes de Janeiro a Março

O Metro do Porto alcançou em 2017 a melhor marca de sempre no primeiro trimestre de um ano, superando pela primeira vez na sua história a marca dos 15 milhões de clientes entre Janeiro e Março. O primeiro trimestre de 2017 representa um crescimento de 8 por cento face a 2016, com um adicional de 1,1 milhões de validações. A Linha Amarela e a Linha Violeta lideram o ranking do aumento de procura.

Depois dos 13,8 milhões de passageiros em 2015 e dos 13,9 em 2016, 2017 trouxe ao Metro do Porto o melhor primeiro trimestre de sempre, com 15 milhões de clientes (15.015.860, com rigor à unidade). Trata-se de um aumento de 8 por cento face ao ano anterior, num trimestre em todos os meses tiveram uma variação positiva face ao período homólogo. Em termos de média de clientes por dia útil nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março, foi superado o valor das 200 mil validações/dia.

Isoladamente, todas as linhas da rede de Metro obtiveram um aumento no número de validações, com especial destaque para o crescimento de 26% na Linha Violeta (E), que serve a Estação do Aeroporto. Foram registadas, nesta linha, mais de 205 mil validações, o que corresponde a cerca de 400 mil clientes no período. Não sendo muito significativo quanto a valores absolutos, o crescimento percentual da Linha Violeta é relevante em termos relativos, uma vez que o serviço de Metro tem vindo a crescer acima do aumento do tráfego aéreo no Aeroporto Internacional do Porto (26% no Metro face a 19% de crescimento de número de passageiros no Aeroporto, ganhando, por isso, quota neste mercado fundamentalmente turístico).

A Linha Amarela (D), que faz a ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia, teve igualmente um desempenho notável no período em análise. Em 2017, manteve o maior registo de validações em toda a rede, mais de 4,5 milhões de clientes, e com a segunda maior progressão relativamente a 2016 (mais 9,8%). A tendência crescente verificou-se nas restantes linhas, que também viram os seus índices de procura reforçados por comparação a 2016. A Linha Azul (A) cresceu 7,8%, seguida das linhas Verde (C) e Laranja (F), ambas com valores muito semelhantes e próximos dos 5,6%. Por fim, com um incremento mais subtil, a Linha Vermelha (B), que serve Vila do Conde e a Póvoa de Varzim, cujo valor da procura aumentou aproximadamente 1,7%.