Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Desfile de Carros Eléctricos transporta 1º Baile em Marcha São Joanino

18 Maio 2015

Desfile de Carros Eléctricos transporta 1º Baile em Marcha São Joanino

20150519145411359276 1 980 2500

Sábado, 23 de Maio, entre Massarelos, o Infante e o Passeio Alegre

 

O Museu do Carro Eléctrico realiza o tradicional Desfile de Carros Eléctricos, no sábado, dia 23 de Maio, pelas 15H30. Este ano o tema incide sobre a Central Termoeléctrica de Massarelos: entre Linhas e Pó de Carvão, que comemora 100 anos de existência. O desfile conta com 13 carros eléctricos, um atrelado e um veículo automóvel Hansa Lloyd, todos pertencentes à coleção do Museu do Carro Eléctrico da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP). Para além da animação ao longo do percurso, este ano o Desfile junta-se à Festa do São João, transportando num dos eléctricos o 1º Baile em Marcha. A partida está marcada para as 15H30 na Praça do Infante e termina às 18H00 no Museu do Carro Eléctrico. O percurso passa pelo Passeio Alegre e termina em Massarelos.

A este acontecimento associa-se o centenário da zorra 66 como uma das protagonistas da longa história de produção eléctrica na Central. As zorras transportavam carvão das minas para alimentar as fornalhas das caldeiras que consumiam cerca de 5 toneladas por hora para que os eléctricos não parassem. Ao longo de duas décadas, a cidade portuense foi iluminada pela energia produzida na Central.

O público está convidado a participar no tradicional Desfile de Carros Eléctricos, quer nas viagens, quer nas paragens. O bilhete para viajar nos elétricos tem um custo de 8€ para os adultos e de 5€ para as crianças. Estes têm uma validade de 24 horas e podem ser usados em todos os eléctricos da cidade. Estão à venda no Museu do Carro Eléctrico mas também podem ser adquiridos no dia do Desfile na Praça do Infante, entre as 14H30 e as 15H15. Espera-se lotação esgotada nos locais de partida, por isso é possível reservar bilhetes através de museu@stcp.pt, que têm de ser levantados até às 15H00 do dia 23 de Maio no Museu do Carro Eléctrico.

Ao longo de todo o percurso existirão diversos momentos de animação musical

INFANTE,

A partir das 14H30 - Os Cavaquinhos do Marquês

A partir das 17H00 – Coro da União de Freguesias

MASSARELOS:

A partir das 15H00 – Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro

PASSEIO ALEGRE:

A partir das 16H00 - Banda Marcial da Foz

No desfile – 1º baile em marcha – Batucada Radical