Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Exposição fotográfica «O Metro e a Cidade. 10 Anos de Vida em Movimento»

13 Dezembro 2012

Exposição fotográfica «O Metro e a Cidade. 10 Anos de Vida em Movimento»

20121213120406416055 1 980 2500
Metro celebra aniversário com grandes imagens de dez fotógrafos consagrados

O Metro do Porto assinala o 10º aniversário da sua inauguração com uma Exposição de Fotografia de conceituados fotógrafos portugueses. São 20 imagens impressas em grandes formatos e que, entre Dezembro de 2012 e Março de 2013, estão patentes nas principais estações subterrâneas rede do Metro.

Esta mostra comemora os 10 anos de Metro, que oficialmente se cumpriram a 7 de Dezembro, e apresenta o olhar de alguns dos mais consagrados fotógrafos nacionais - Egídio Santos, Fernando Guerra, Fernando Veludo, José Farinha, Leonel de Castro, Luís Ferreira Alves, Nelson Garrido, Paulo Pimenta, Ricardo Fonseca e Rui Ochoa -, sobre o Metro do Porto.

São retratos de aspectos particulares da paisagem contemporânea do Porto, das obras de construção da rede, de facetas da sua utilização quotidiana ou de marcas históricas de locais actualmente servidos pelo Metro. Adicionalmente, esta exposição inclui também fotografias históricas seleccionadas no Arquivo do Museu do Carro Eléctrico, da STCP. Imagens dos anos 50, 60 e 70 do Século XX, que nos dão uma visão histórica do transporte público na cidade, apresentando ambientes urbanos que, com o correr dos tempos, sofreram uma profunda modernização e uma evidente transformação. Imagens que nos fazem viajar ao longo do tempo e relembrar a cidade antes do Metro.

A partir de 13 de Dezembro e até Março, a exposição «O Metro e a Cidade. 10 Anos de Vida em Movimento» pode ser visitada nos cais ou nos mezaninos das estações de Metro dos Aliados, Bolhão, Campo 24 de Agosto, Casa da Música, Combatentes, Heroísmo, Marquês, S. Bento, Salgueiros e Trindade, todas no Porto. Estima-se que perto de 150 mil pessoas tomem contacto diário com os 20 painéis de grandes formatos (altura de 2,5 metros e largura entre os 6 e os 11 metros) instalados nestas estações.

Todos os fotógrafos convidados pelo Metro do Porto e que vieram tornar possível este projecto têm uma relação com a cidade ou com o Metro, sendo maioritariamente portuenses ou a trabalhar no Porto. É, acima de tudo, a visão de cada um deles que está representada em grandes dimensões nas paredes das estações. É devido um agradecimento a todos os fotógrafos e ao Museu do Carro Eléctrico, pela forma profissional, empenhada e apaixonada como contribuíram para esta exposição. Uma exposição que valoriza a Arte da Fotografia e os 10 anos de Metro que mudaram a face da cidade e contribuíram para a mobilidade sustentável na Área Metropolitana do Porto.

Biografia dos Fotógrafos