Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Metro do Porto: Máximos de procura elevam crescimento aos 10 por cento

01 Março 2011

Metro do Porto: Máximos de procura elevam crescimento aos 10 por cento

O Metro do Porto regista um forte aumento na procura nos primeiros meses deste ano. Depois dos 8 por cento de crescimento em Janeiro, Fevereiro apresenta uma subida de 12 por cento face ao ano anterior. Em termos acumulados, o crescimento de 2011 fixa-se agora nos 10 por cento relativamente ao período homólogo (9,3 milhões de validações contabilizadas, mais 840 mil do que nos dois primeiros meses de 2010).

A nova Linha Laranja (F), com perto de 200 mil validações no período, representa um quinto do crescimento assinalado. Em termos de valores, os maiores aumentos de procura verificam-se no tronco comum Senhora da Hora – Estádio do Dragão e na Linha Amarela (D), que, por junto, conquistaram mais meio milhão de validações em Janeiro e Fevereiro (qualquer um dos dois meses fixou novos recordes absolutos de procura). Em termos relativos e face a 2010, constata-se o seguinte crescimento linha a linha:

Linha Azul (A): +2%
Linha Vermelha (B): +14%
Linha Verde (C): +12%
Linha Amarela (D): +7%
Linha Violeta (E): +32%
Linha Laranja (F): inaugurada a 2/JAN/011, sem dados 2010
TC Senhora da Hora – Estádio do Dragão: +8%

O Metro do Porto, como sempre, monitoriza em permanência o seu desempenho operacional e as condições de comodidade disponibilizadas aos clientes, podendo tomar as medidas de acerto da oferta ajustadas às variações de procura na sua rede.
A rede do Metro do Porto é actualmente composta por 6 linhas, 67 quilómetros e 80 estações, servindo 7 concelhos e uma população na ordem dos 1,4 milhões de pessoas. Em 2010, o Metro do Porto transportou 52 milhões de passageiros.