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a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

275 milhões de clientes em 8 anos de Metro do Porto

07 Dezembro 2010

275 milhões de clientes em 8 anos de Metro do Porto

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O Metro do Porto comemora o seu 8º Aniversário e são os clientes que estão de parabéns. Oficialmente inaugurado a 7 de Dezembro de 2002, o Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto, hoje com cinco linhas, cerca de 60 quilómetros de extensão e 70 estações em funcionamento, serve cerca de 5 milhões de pessoas/mês.

Ao todo, o Metro conta com cerca de 275 milhões de clientes transportados entre 1 de Janeiro de 2003 (data do inicio da exploração comercial) e 6 de Dezembro de 2010 -, um número que equivale a 197 vezes a população da Área Metropolitana do Porto, e com cerca de 32,5 milhões de quilómetros percorridos, o que corresponde a 2.500 voltas ao diâmetro da Terra.

A idade média dos clientes do Metro do Porto é de 33 anos, pelo que são as camadas mais jovens que, maioritariamente, tiram partido dos benefícios do Metro. Além disso, 30% dos clientes são estudantes e 22% tem habilitação superior.

Grande parte dos clientes usa o Metro para ir de casa para o trabalho, sendo que 52% das deslocações feitas no Metro são pendulares e 27% das são de lazer.

O Metro do Porto concilia as necessidades de mobilidade com os deveres de segurança, respeito pelo ambiente e responsabilidade social. Os números conquistados falam por si, já que foram prevenidas cerca de 385 mil toneladas de emissões de CO2. Em termos de benefícios sociais foram totalizados 2.471 milhões de euros, garantindo o bem-estar da população.

Ao fim de 8 anos de Vida em Movimento, o Metro do Porto continua a oferecer um serviço de excelência aos seus clientes, onde a pontualidade e a regularidade continuam a ser marcas dominantes da operação, proporcionando conforto, rapidez e segurança. O Metro do Porto comemora assim mais um aniversário com um Índice Global de Satisfação dos clientes na ordem dos 76%.