Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Barcelona dá música às estações do Metro do Porto

17 Novembro 2010

Barcelona dá música às estações do Metro do Porto

2010111718181262116 1 980 2500
O Metro do Porto e os Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB) juntam-se, desta vez em torno da música. Trata-se da concretização do intercâmbio cultural celebrado entre os metros das duas cidades. «Os Andantes» já representaram o Metro do Porto em Barcelona e agora é a vez de músicos catalães representarem o Metro de Barcelona nas estações do Porto.

No passado dia 11 de Novembro, foi a vez da banda «Os Andantes», vencedora da primeira edição do projecto «Música na Rua», viajar até Barcelona para abrir o festival homólogo da cidade catalã «Músicos no Metro». «Os Andantes» cumpriram a sua missão e agora é a vez de quatro músicos escolhidos pela TMB representarem o Metro de Barcelona em vários concertos nas estações do Porto.

São solistas em Barcelona mas vêm ao Porto como banda. A TMB nomeou três homens e uma mulher que formaram uma banda exclusivamente para esta viagem ao Porto. Esperam-se momentos musicais tranquilos, confirmados para os dias 18 e 19 de Novembro, na Estação da Trindade, às 17H00.

«Músicos no Metro» é um importante festival catalão, organizado pela TMB (Transportes Metropolitanos de Barcelona) desde 2001, que junta mais de uma centena de músicos e bandas, que habitualmente actuam nas estações do Metro.
Este evento, em que participam também a Câmara Municipal de Barcelona, o Instituto Cultural de Barcelona e a Associação de Músicos de Rua, teve em 2010 a sua oitava edição, é já um marco relevante na programação cultural catalã.

O convite ao Metro do Porto para integrar a programação oficial do 8º Festival «Músicos do Metro» decorre, para além das habituais relações mantidas com a TMB, do sucesso da primeira edição do projecto «Música na Rua», realizado entre Fevereiro e Agosto deste ano, e que levou dezenas e dezenas de jovens músicos a actuar nas estações da rede do Metro, em seis concertos diários e mais de 400 horas de música. O «Música na Rua», organização conjunta do Metro do Porto, da Câmara Municipal do Porto/Porto Lazer, da Casa da Música e da SPOT, concretizou plenamente os seus objectivos: a promoção de novos talentos e a animação musical em novos palcos da cidade.