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a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Cada vez mais 'verde'

09 Abril 2009

Cada vez mais "verde"

Mais de mil árvores plantadas, 63 mil metros quadrados de espaços verdes criados e uma redução de 60% no consumo de água em 2008

O Metro do Porto apresentou progressos exemplares no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e ao comportamento ecológico, ao longo de 2008. De acordo com o Relatório de Sustentabilidade da empresa - recentemente concluído e aprovado -, o consumo de água foi reduzido em 60% (face a 2007), foram criados 6,3 hectares de espaços verdes e foram plantadas mais de mil árvores. No total, são mais de 25 hectares de espaços verdes criados e 7 mil as árvores plantadas pelo Metro do Porto, desde o início da operação, em 2003. Estes resultados são uma consequência directa dos esforços do Metro em promover a eficiência energética e a mobilidade sustentável da população.

A redução tão significativa do consumo de água, em 2008, foi conseguida graças ao controlo mais responsável do sistema de irrigação e à redução das zonas de rega. A juntar a este facto estão as 40 mil toneladas de CO2 que não foram emitidas para a atmosfera, devido ao abandono de outros meios de transporte por parte dos clientes do Metro do Porto. De facto, com a chegada do Metro, cerca de 12 mil automóveis deixaram de circular diariamente na Área Metropolitana do Porto. Isto resultou numa maior fluidez do trânsito e numa menor pressão sobre o estacionamento na cidade. Também os títulos reutilizáveis ANDANTE, utilizados no Metro do Porto, foram importantes para a prestação ambiental da empresa. Graças ao uso de títulos recarregáveis, evitou-se o abate de 482 árvores, que, por sua vez, absorveram 3 mil toneladas de CO2 ao longo do ano.

Nos escritórios do Metro do Porto, é utilizado papel reciclado desde 2006. Fazendo as contas, são cerca de meio milhão de litros de água poupados, 100 árvores não abatidas e 17 toneladas de CO2 não emitidas para a atmosfera. Registou-se ainda uma redução de 13% nas cópias e impressões feitas, relativamente a 2007. Tudo isto é o resultado de melhores hábitos profissionais e de uma melhor gestão dos recursos disponíveis.

Actualmente, o Metro do Porto está a desenvolver, em parceria com a Efacec e com a Universidade do Minho, um projecto-piloto de aproveitamento da energia gerada na travagem dos veículos. Este sistema está instalado em toda a frota do Metro e permite que a energia gerada na travagem de um veículo seja utilizada por outros veículos em circulação. As preocupações com a eficiência energética foram também observadas ao nível dos consumos. Destaca-se a redução de 11% na energia utilizada no PMO (Parque de Máquinas e Oficinas) de Guifões. Em termos totais, o consumo de energia foi reduzido em 1%, face a 2007. Estes resultados são de valorizar, visto ter sido um ano em que a procura aumentou e em que foram batidos todos os recordes de validações do Metro do Porto.

A gestão dos resíduos foi outra das prioridades na actuação do Metro do Porto. A empresa procurou diminuir os resíduos produzidos na construção das linhas e garantir um destino final adequado para os mesmos. Outras das preocupações da empresa, foi a valorização das áreas em redor das estações. Nessas áreas, foram construídos percursos pedonais e espaços verdes, que garantem uma melhor qualidade de vida para as pessoas que aí residem.

No âmbito do ordenamento do território, o Metro do Porto foi galardoado com o prémio Light Rail Award – Best New System, da UITP (União Internacional dos Transportes Públicos). Segundo esta instituição, o Metro do Porto é exemplar na combinação da harmonia dos centros históricos com os meios urbanos modernos e na integração e renovação do território. A Metro do Porto, S.A. foi ainda reconhecida pela UITP como uma empresa que assenta a sua actividade em princípios de desenvolvimento sustentável e que tem como linhas orientadoras a protecção do ambiente e a conservação dos recursos naturais.