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Notícias do Metro do Porto

Metro do Porto ultrapassa os 58 milhões de clientes

13 Fevereiro 2017

Metro do Porto ultrapassa os 58 milhões de clientes

Recorde de procura em 2016

O Metro do Porto fechou o ano de 2016 com a maior procura de sempre, tendo transportado mais de 58 milhões de clientes (58.027.526, em rigor). Com um crescimento de 0,4% face à procura registada em 2015, este é o décimo-terceiro ano de crescimento do Metro do Porto em catorze anos de operação comercial (desde Janeiro de 2003). Os mais de 58 milhões de passageiros do ano passado representam, aliás, um novo máximo histórico de procura. Sendo que, em 2016, também fruto da reposição de feriados anteriormente suspensos, houve menos 5 dias úteis do que em 2015.

Os melhores meses do 2016 foram Maio e Outubro (mais de 5,3 milhões de validações cada), sendo Agosto, como é hábito, o mês com menos clientes: ainda assim com um registo nunca antes alcançado de 3,9 milhões.

A distribuição da procura por linhas indicia um reforço da posição dominante da Linha Amarela (D), na qual 17,4 milhões de viagens foram efectuadas em 2016 (mais 3,3% do que em 2015). Já o tronco comum às linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Violeta (E) e Laranja (F), manteve-se como o principal eixo da rede do Metro, com cerca de 31 milhões de clientes. O mês de maior procura média foi Outubro, com mais de 217 mil clientes/dia útil.

Destaca-se, pela positiva, o forte crescimento registado na linha que serve o Aeroporto do Porto, a Violeta, com mais de 870 mil validações em 2016. Este valor significa que mais de 1,7 milhões de pessoas terão utilizado o Metro para viajar de ou para o Aeroporto, um crescimento de 16,7% face a 2015.