Metro do Porto com EBIDTA positivo de 13 milhões em 2016
Metro do Porto com EBIDTA positivo de 13 milhões em 2016
Relatório e Contas hoje aprovado apresenta taxa de cobertura de 110%
Em 2016, a Metro do Porto teve o seu melhor ano de sempre, desde a sua entrada em funcionamento, no final de 2002. Maior procura, maior receita, menores custos, melhores resultados operacionais e líquidos. Várias marcas inéditas alcançadas num exercício que contabiliza mais de 58 milhões de clientes transportados e um exercício positivo de 13 milhões de euros (EBIDTA, resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações).
Segundo os dados do Relatório de Contas de 2016, aprovado esta segunda-feira, dia 24 de julho, em Assembleia-geral de acionistas, a receita anual da Metro do Porto ultrapassou os 42 milhões de euros. Em contraposição, os custos operacionais sofreram uma redução de 1,8%, face ao ano anterior, aproximando-se dos 38 milhões de euros. Assim, a taxa de cobertura, calculada pelo rácio entre os dois indicadores, atingiu os 110,6%, um novo record para a Metro do Porto, 4.6 pontos percentuais acima do anterior registo.
O ano ficou marcado pelo registo de um EBITDA anual positivo de 13 milhões de euros, um crescimento de 130% face ao alcançado anteriormente e resultado sem precedentes na história da empresa. Numa perspetiva global, realça-se ainda a progressão de 56,2% nos resultados operacionais cujo valor se aproximou dos 44 milhões de euros negativos. As melhorias estenderam-se, igualmente, aos resultados líquidos, inferiores em 29,6% a 2015, atingiram os -136,6 milhões de euros.
Como prestadora de um serviço público, a Metro do Porto deve o bom desempenho financeiro, em larga medida, à confiança dos 58 milhões de clientes transportados em 2016, mais 0,4% do que em 2015. Segundo o inquérito de satisfação, realizado anualmente, cerca de 85% destes clientes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço e 98% considera-o uma mais valia para a sociedade.
Relatório e Contas 2016