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a vida de movimento

Metro do Porto perguntas frequentes

Faq´s

Como viajar? Como comprar um título? Como abrir uma loja no Metro? Como propor um evento? Como transportar um animal?
E, se perder um objecto, o que devo faze? Todas as perguntas e todas as respostas sobre o Metro do Porto.

  • Em que operadores de transporte posso viajar com o Andante?

    O Andante pode ser utilizado em qualquer uma das linhas dos operadores aderentes
    ao sistema intermodal.

    Metro do Porto
    » Toda a rede em operação

    STCP
    » Toda a rede em operação

    CP Porto
    » Comboios urbanos do Porto que circulam entre as estações do troço Valongo / São Bento / Espinho

    Resende
    » Linhas aderente ao sistema intermodal

    Valpi
    » Linhas aderentes ao sistema intermodal

    Espírito Santo
    » Linha aderente ao sistema intermodal

    Maia Transportes
    » Linha aderente ao sistema intermodal

    E. T. Gondomarense
    » Linhas aderentes ao sistema intermodal

  • O que é o Andante?

    O Andante é um cartão sem contacto, recarregável com títulos de transporte e que pode ser utilizado para viajar em vários operadores aderentes ao sistema intermodal Andante na Área Metropolitana do Porto e Concelho da Trofa.

  • O que preciso para viajar?

    Para poder viajar na rede intermodal, necessita de um cartão Andante carregado com títulos de transporte.
    Lembre-se! Não pode viajar com um cartão Andante vazio.

  • Existe mais do que um tipo de cartão Andante?

    Sim.
    O cartão Azul para utilização ocasional (tal como os bilhetes) e o cartão Gold para utilização regular (tal como os passes mensais).

  • Quanto custa o cartão Andante?

    O cartão Andante azul custa 0,60€.
    O cartão Andante gold custa 6,00€.

  • Cada vez que viajo tenho que comprar um cartão Andante?

    Não.
    Os cartões Andante são recarregáveis. Não os deite fora depois de viajar. Fica-lhe mais barato!
    Se usar um Andante Azul, pode recarregar o cartão com quantas viagens quiser, as vezes que quiser.
    Se usar um Andante Gold, pode viajar as vezes que quiser nas zonas seleccionadas por si no acto de recarregamento. Pode utilizar o mesmo cartão para renovar a sua assinatura todos os meses.

  • Devo ter alguns cuidados com o Andante?

    O cartão Andante tem um circuito electrónico no seu interior pelo que deve ser conservado cuidadosamente sem dobrar, riscar ou molhar.

  • O meu cartão Andante pode ser utilizado por outras pessoas?

    O cartão Andante azul não é personalizado pelo que pode ser utilizado por qualquer pessoa.
    Mas não se esqueça! Cada cartão só pode ser utilizado por uma pessoa de cada vez.
    O cartão Andante gold só pode ser utilizado pelo seu titular.

  • Se carregar o meu cartão Andante Azul com 2 títulos de viagem posso viajar com outra pessoa?

    Não.
    O cartão Andante azul só pode ser utilizado por uma pessoa de cada vez.

  • Onde posso comprar e/ou carregar o Andante?

    • Lojas Andante (em diversas estações do Metro do Porto e da CP)
    • Máquinas de venda automática (MVAs) (em todas as estações do Metro do Porto)
    • Postos de Atendimento STCP
    • Bilheteiras CP com venda Andante
    • Loja da Mobilidade
    • Caixas Multibanco
    • Agentes Payshop e CTT
    • Terminais dos Operadores Rodoviários Privados.
  • Por onde posso viajar com o Andante?

    O Andante oferece-lhe toda a mobilidade em 10 concelhos à sua espera: Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Trofa, Gondomar, Valongo e Espinho.
    Basta que neles exista uma rede de transportes aderente ao Andante.

  • Quando devo validar o Andante?

    SEMPRE!
    Ao iniciar uma viagem, quando muda de linha ou de transporte e qualquer que seja o seu cartão. Pode validar, no máximo, com 10 minutos de antecedência antes de iniciar a viagem.
    Atenção! Mesmo as assinaturas têm de ser sempre validadas.

  • Onde posso validar o Andante?

    No caso do comboio e do metro, use os validadores existentes nas estações.
    No caso dos autocarros, use os validadores existentes à entrada do veículo.

  • Se tiver um título de assinatura também tenho que validar o Andante?

    Deve validar SEMPRE o seu Andante qualquer que seja o título de transporte ou cartão que possuir.

  • Como devo validar o Andante?

    Aproxime o Andante do validador a menos de 10 cm do círculo preto.
    Se acender uma luz verde, a validação está correcta. Ouve um som e pode ler no ecrã do validador o saldo do cartão.
    Se acender uma luz vermelha, a validação não está correcta. Ouve um som diferente e pode ler no ecrã do validador uma mensagem indicando a razão.
    Ao validar pode ler à vontade a mensagem que aparece no ecrã do validador. Basta que, no acto de validação, mantenha o seu cartão mais alguns segundos em frente ao círculo preto.

  • Se passar várias vezes seguidas o cartão Andante no validador, estou a pagar mais?

    Não receie tentar validar várias vezes seguidas sempre que sentir dificuldade.
    Após um primeiro registo de validação correcta, só lhe será descontado um novo título de viagem quando acabar o tempo máximo permitido após a 1ª validação.

  • O que acontece se não validar o Andante?

    Validar é obrigatório! Não validar é um risco desnecessário.
    A Fiscalização está atenta às infracções. Evite pagar uma penalidade até 185 EUR.
    Para mais informações sobre as penalidades em vigor, consulte o operador em causa.

  • É necessário tirar o Andante da carteira para o validar?

    Não é necessário retirar o cartão Andante da carteira para o validar. No entanto, tal é aconselhável se tiver mais do que um Andante. Caso contrário, poderá acontecer que nenhum seja validado ou que não tenha sido validado aquele que pretendia.

  • Como identifico as zonas Andante?

    As zonas Andante estão sempre designadas pelas letras N, C e S seguidas de um número.
    A letra N representa todas as zonas que estão a norte do eixo IC 24, a letra C representa todas as zonas que estão entre o IC 24 e o Rio Douro e a letra S representa todas as zonas que estão a sul do Rio Douro.

  • Como conto as zonas Andante?

    No caso dos títulos de assinatura, basta ver quais e contar quantas são as zonas que precisa de atravessar com os meios de transporte que pretende utilizar.
    No caso dos títulos ocasionais, deve ter em atenção a zona onde vai começar a viagem (local da primeira validação), a zona para onde quer ir, o trajecto que vai fazer e as zonas que precisa de atravessar.
    Depois, é só escolher o tipo de título necessário (Z2, Z3, Z4, …) conforme a cor correspondente nos mapas (veja os exemplos apresentados no final), centrando-se sempre na zona onde começa a sua viagem.
    Confirme sempre que os meios de transporte que escolheu para a sua viagem (linhas de metro, autocarro ou comboio) atravessam o território das zonas que seleccionou. Na sua viagem só poderá circular pelas zonas escolhidas.

  • Há diferenças entre C2 e Z2?

    Sim.
    C2 é a identificação de uma zona Andante da cidade do Porto.
    Z2 representa o alcance de um título Andante que lhe permite circular em pelo menos 2 zonas que façam fronteira entre elas.
    Mas, com um Z2 pode ainda viajar em todas as outras zonas que constituem o primeiro anel em torno daquela onde fizer a primeira validação.

  • É indiferente comprar um título de viagem Z4 ou 2 títulos de viagem Z2?

    Não.
    O 2º título de viagem Z2 só será descontado depois de esgotado o tempo máximo definido para o 1º.

    Exemplo:
    Para um percurso de Metro entre a Trindade e Pedras Rubras, o título correcto a utilizar seria Título de Viagem Z4.
    Se utilizar um Título de Viagem Z2 para viajar entre a Trindade e a Senhora da Hora, apenas decorrem cerca de 15 minutos. Ou seja, ainda faltam 45 minutos para terminar a validade do seu 1º Título de Viagem inicialmente validado na estação da Trindade.
    Logo, se aí tentar validar o 2º Título de Viagem Z2 para seguir até Pedras Rubras, o mesmo não será descontado pelo que esta etapa do seu percurso será feita em infracção. O 2º Título de Viagem Z2 só seria descontado se já tivesse decorrido 1h após a 1ª validação. Se não quiser esperar, terá de validar outro cartão carregado com outro Título de Viagem Z2.

  • Quais são os títulos de transporte que posso carregar no cartão Andante Azul?

    Pode carregar o seu cartão Andante Azul com títulos ocasionais: Títulos de Viagem e títulos Andante 24.

  • Quais são os títulos de transporte que posso carregar no cartão Andante Gold?

    Pode carregar o seu cartão Andante Gold com títulos de assinatura: Assinatura Mensal e Andante 10/16.
    É também possível carregar o cartão Andante Gold com títulos ocasionais (Títulos de Viagem e títulos Andante 24), tal como no cartão Andante Azul.

  • Um Título de Viagem só dá para uma viagem?

    Não.
    Pode fazer o número de viagens que quiser respeitando os limites de zona e de tempo definidos.
    Exemplo: se comprar um Título de Viagem Z2, pode viajar durante uma hora, na zona em que começa a viagem (1ª validação) bem como em todas as outras que com ela fazem fronteira. Sempre que fizer uma validação dentro dessa mesma hora, não lhe é descontado outro título de viagem.
    Não está a gastar mais mas apenas a aproveitar o tempo de viagem que ainda lhe resta!

  • Tenho que interromper a viagem se ultrapassar a duração máxima do meu título de viagem?

    Não.
    O que importa é a hora e a zona da 1ª validação. A partir daí tem um tempo máximo para validar o título pela última vez, sem que seja descontada outra viagem. Na realidade, a duração máxima da viagem é o tempo contado entre a 1ª e a última validação que fizer na sua viagem.
    Exemplo: se tiver um título de viagem Z2 (válido para uma hora), pode validar pela última vez aos 59 minutos e 59 segundos e prosseguir a viagem até ao seu destino. Neste caso, a última validação que fez, ainda está dentro do limite de uma hora que impõe o título de viagem Z2 pelo que não necessita de interromper a viagem.

  • Posso viajar com um título de Assinatura para todo o lado?

    Não.
    Uma Assinatura Andante é válida apenas nas zonas que escolheu no acto da compra ou renovação e não noutras zonas.

  • Posso mudar o tipo de Assinatura Andante quando quiser?

    Sim.
    Exemplo: se a meio do mês pretender modificar a sua assinatura aumentando o número de zonas (de C1 + C2 para C1 + C2 + S8), basta dirigir-se a uma Loja ou quiosque Andante e solicitar a alteração, pagando apenas o acréscimo de zonas.

  • Quais os documentos necessários para a emissão de um título de assinatura?

    Deverá fazer-se acompanhar do Bilhete de Identidade bem como uma fotografia que será devolvida..

  • Onde posso consultar o saldo do meu cartão Andante?

    Para saber o que está no seu cartão Andante, basta dirigir-se a uma Loja ou quiosque Andante ou utilizar as máquinas de venda automática das estações.
    Utilizar as máquinas de venda automática para este efeito é muito simples: basta introduzir o cartão na ranhura e ler a mensagem de saldo que aparece no ecrã.

  • As crianças pagam título de transporte?

    As crianças com idade inferior a 4 anos podem viajar sem título de transporte.

  • Acabaram os bilhetes, os módulos, as senhas e os passes que conhecia?

    Não.
    O Andante vai coexistir com os tarifários próprios de cada operador.
    Cabe-lhe a si optar pela solução que lhe for mais conveniente.

  • Tenho vantagens com a mudança?

    Sim.
    Um só título de transporte, um só preço e uma só rede de vendas para todos os transportes. Tudo para tornar o seu dia-a-dia mais fácil.

  • O que devo fazer em caso de perda ou roubo do cartão Andante?

    Deverá dirigir-se a uma loja andante ou contactar a linhandante por mail ou através do telefone 808 200 444.