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a vida de movimento

conhecer Metro do Porto

Missão Visão Estratégia

Missão

“A Missão da Metro do Porto, S.A. é planear, conceber, construir, equipar e explorar um Sistema de Metro Ligeiro na Área Metropolitana do Porto, em regime de concessão atribuída pelo Estado.”

Visão

"Promover a mobilidade sustentável na Área Metropolitana do Porto."

Valores

A atuação da Metro do Porto e dos seus colaboradores é orientada por um sistema de princípios assente nos seguintes valores:
 
esquema

Sustentabilidade – Posicionando-se como um fator inequívoco de sustentabilidade e qualidade de vida urbana e suburbana. Atuando na promoção das melhores práticas ambientais no setor, na gestão eficiente dos recursos e no fomento da intermodalidade e da mobilidade sustentável na Região. 

Orientação para o Cliente – Focalizando-se no Cliente através da oferta de um serviço de elevado valor percebido e superando as suas expectativas. 

Rigor - No cumprimento das obrigações e na execução das tarefas. 

Transparência - No relacionamento com as partes interessadas e na informação disponibilizada. 

Espírito de Equipa - Procurando a orientação para objetivos comuns, promovendo a partilha de conhecimento e favorecendo ações integradas. 


Estratégia

ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS – POSIÇÃO DO ACIONISTA ESTADO

Foi proposto à Tutela financeira objetivos de gestão a incluir nos contratos de gestão a celebrar com os administradores, os quais não foram ainda aprovados.

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL INTEGRADA DA METRO DO PORTO


Na definição da estratégia da Metro do Porto para o período 2007-2027 foram considerados os seguintes domínios de intervenção:

  •  Ordenamento territorial e urbano;
  • Mobilidade urbana e regional;
  • Eficiência na utilização dos recursos;
  • Garantia da sustentabilidade económica e ambiental do Sistema;
  • Consistência do modelo de financiamento do Sistema.

Os objetivos estratégicos para esse período foram traçados no sentido de gerar benefícios económicos, sociais e ambientais considerados fundamentais:

  • Constituir-se, posicionar-se e desenvolver-se como um ator e um fator inequívocos de dinamização económica e social da AMP.
  • Contribuir para a modificação dos padrões de uso, ocupação e transformação das áreas urbanas e suburbanas da região, tendo em vista a competitividade territorial, a sustentabilidade ambiental e a coesão social.
  • Reforçar a sua intervenção e influência enquanto elemento estruturante do reordenamento do sistema de transportes da AMP, articulando-se de forma estreita e concertada com os restantes operadores de transporte público.
  • Privilegiar a dimensão metropolitana em oposição à dimensão porventura excessivamente municipal, tendo em particular atenção as concentrações de habitação, emprego e serviços.
  • Promover a consolidação e a contenção dos tecidos urbanos.
  • Privilegiar ganhos de tempo, em todas as circunstâncias, através da promoção da linearidade dos traçados e da prioridade à velocidade de circulação.
  • Almejar a progressiva captação de deslocações ao transporte individual, através de uma política muito ambiciosa e concertada.
  • Promover a eficiência energética global do sistema de transportes da Área Metropolitana e visar metas ambiciosas de redução das emissões poluentes.