Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

150 mil utilizaram o Metro para ver a Red Bull Air Race

05 Setembro 2017

150 mil utilizaram o Metro para ver a Red Bull Air Race

Redbull2 1 980 2500

Quase 500 mil clientes em três dias de operação especial

A operação especial preparada pela Metro do Porto para responder à forte afluência de público durante a Red Bull Air Race, que decorreu nas margens do Rio Douro nos dias 1 a 3 de Setembro, registou uma enorme adesão por parte de quem pretendeu dirigir-se ao Porto e a Vila Nova de Gaia para assistir à “fórmula 1 dos ares”. Cerca de 150 mil espectadores utilizaram o Metro como meio de transporte para se deslocarem até ao evento. No conjunto, a procura das várias linhas da rede atingiu os 460 mil clientes em apenas três dias.

O acréscimo de clientes que utilizaram o Metro do Porto verificou-se sobretudo no dia 2, em que se verificou um crescimento de perto de 70 mil pessoas face a um sábado “normal”. No dia 3, o Metro praticamente duplicou a procura habitual para um domingo, registando cerca de 60 mil clientes adicionais. Já na sexta-feira, 1 de Setembro, sendo um dia útil, a procura cresceu perto de 15 mil validações face à media.

Naturalmente, a linha com maior procura durante os três dias de prova foi a Linha Amarela (D), que não só garantia uma das melhores vistas para o evento - ao longo da travessia do tabuleiro superior da Ponte Luiz I -, como assegura a ligação mais rápida e mais prática entre o Porto e Gaia. A “linha das linhas” foi utilizada por mais de 160 mil pessoas, nos três dias, um crescimento na ordem dos 90 por cento face às mesmas datas de 2016. As estações com maior procura, ao longo da etapa portuguesa da Air Race, foram a Trindade (91 mil, equivalentes a um acréscimo de 19%), S. Bento (mais de 41 mil clientes, crescimento de 95%), General Torres (mais de 23 mil clientes, crescimento de 224%), e Aliados (16 mil e 64% de variação).

A operação especial do Metro proporcionou uma alternativa de deslocação rápida e segura a dezenas de milhar de pessoas, facilitando a mobilidade urbana, descongestionando o trânsito e contribuindo para a segurança de todos os espectadores da prova. Para além da forte procura junta das máquinas de compra e carregamento de títulos Andante, a operação do Metro mobilizou 86 veículos e decorreu com total normalidade, não se verificando qualquer tipo de incidente.