Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Metro do Porto e STCP vão baixar consumo de água para metade

17 Novembro 2017

Metro do Porto e STCP vão baixar consumo de água para metade

Plano de contingência restringe fortemente lavagem de veículos e operações de rega

Os dois maiores operadores de transporte público da Área Metropolitana do Porto estão a implementar um conjunto de medidas radicais de poupança de água. Atendendo à situação de seca que parte significativa do território português ultrapassa, Metro do Porto e STCP decidiram iniciar um plano de contingência para poupança de água, esperando conseguir obter uma poupança adicional nos consumo de na ordem dos 50%.

Jorge Delgado, presidente do Conselho de Administração da Metro e da STCP, afirma que “perante os baixíssimos níveis de pluviosidade que se registam e em linha com as orientações do Ministério do Ambiente, estamos a tomar medidas que reduzam, objetiva e rapidamente, os consumos de água. O Metro do Porto e a STCP têm um papel na comunidade, devem dar o exemplo e assumir a sua responsabilidade social junto dos cidadãos. São medidas de exceção, mas que vão, no imediato, fazer diminuir para metade os atuais consumos de água. Este plano de contingência é mesmo radical e vai estar em vigor pelo período de tempo necessário até a situação normalizar. Mas, possivelmente, algumas das medidas agora tomadas podem vir a ter um carácter definitivo.”

No caso da Metro do Porto, as medidas já em fase de implementação passam pela redução da periodicidade de operações de rega dos espaços relvados da rede (casos das estações e da via em algumas das linhas de Metro à superfície) – passando de um regime de operações de rega diárias para apenas uma modalidade de três regas por semana. Hoje em dia, metade da água utilizada pela Metro do Porto vem de captações próprias.

Por outro lado e exceto nas situações limite em que esteja em causa a comodidade dos clientes, a lavagem dos 102 veículos da frota do Metro do Porto, que actualmente preconiza duas lavagens semanais, passará a um regime de uma única lavagem semanal por veículo.

O Metro do Porto implementou, igualmente, um programa de monitorização e deteção de eventuais fugas de água em toda a rede, tendo em simultâneo iniciado um plano de sensibilização junto dos seus colaboradores, no sentido de contribuírem ativamente na poupança de água.

A STCP, por sua vez, implementou um plano de redução do número de lavagens da sua frota de autocarros, que, a não ser em casos excecionais, passarão a ser lavados apenas três vezes por semana. A lavagem dos 419 autocarros da STCP, que até aqui era realizada numa base diária, representa a principal atividade em termos de consumo de água na empresa, pelo que esta medida de restrição do número de lavagens conduzirá a uma poupança muito substancial.

A STCP está a estudar o processo de aquisição de novas máquinas de lavagem de autocarros para as suas estações de recolha, procurando investir em equipamentos que contribuam para uma maior poupança no consumo de água.

Tal como a Metro do Porto, também a STCP tem em curso uma campanha interna de sensibilização, junto dos seus colaboradores, apelando à poupança de água.