Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

15 anos, 90 milhões de quilómetros e €1.260 de ganhos para cada cliente

06 Dezembro 2017

15 anos, 90 milhões de quilómetros e €1.260 de ganhos para cada cliente

Cada cliente do Metro do Porto, pelo simples facto de o ser, tem um ganho anual de 199 horas e de €1.260. Trata-se da poupança média por cliente e considera os ganhos de tempo e os diversos benefícios mensuráveis que o Metro proporciona. Para os cidadãos da Área Metropolitana que não são clientes regulares do Metro as vantagens estão contabilizadas em €340/ano por pessoa, de acordo com o Livro Branco do Metro do Porto, que faz a avaliação dos impactos globais do sistema. Em quinze anos de operação, que se celebram a 7 de Dezembro de 2017, o contributo para a sustentabilidade económica, social e ambiental é uma das grandes marcas do Metro.
Ao longo desses quinze anos, mais de 635 milhões de pessoas viajaram de Metro. De ano para ano, mais e mais pessoas escolheram o Metro para as suas deslocações diárias e, este ano de 2017, a barreira dos 60 milhões de clientes foi, pela primeira vez, ultrapassada.
Desde o arranque da operação, em dezembro de 2002, a rede cresceu consideravelmente e a muito bom ritmo. Hoje o Metro do Porto integra 6 linhas, 82 estações, possuindo uma extensão total de 67 quilómetros. Ao todo, podem ser transportadas 9 mil pessoas por hora e por sentido, em cada uma das linhas. É, sem dúvida, uma das maiores redes de metro ligeiro em toda a Europa.
Os quinze anos do Metro do Porto são sinónimo de grandes mudanças ao nível da preservação ambiental e de coesão social, em toda a Área Metropolitana do Porto. Os estudos realizados estimam que a operação do Metro permita reduzir as emissões anuais de CO2 em 62 mil toneladas, pela diminuição do tráfego automóvel em 13 mil veículos. Espera-se que, até 2030 os benefícios sociais e ambientais gerados pelo Metro atinjam os 3 mil milhões de euros, um valor substancialmente superior ao investimento realizado na construção de toda a infraestrutura.
Desde o início, o Metro do Porto destaca-se por estar onde e quando é necessário estar. As operações contínuas de 24 horas nas noites de São João, de Passagem de Ano, na Queima das Fitas e, com o MOVE PORTO, nas noites de fim-de-semana durante o verão, são uma marca do Metro, tal como as operações especiais realizadas em torno de grandes eventos de massas (jogos de futebol, concertos, eventos populares, etc.).

Tudo_o_quer_saber_sobre_os_15_Anos_do_Metro