Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Vem aí o Andante no telemóvel.

16 Janeiro 2018

Vem aí o Andante no telemóvel.

Andante metro site2 1 980 2500

O Anda, a nova aplicação móvel do sistema Andante já foi apresentada e estará disponível para todos os utilizadores de transporte público do Grande Porto a partir do mês de Abril. Vai então ser possível utilizar o Metro do Porto, os autocarros da STCP e dos operadores privados (nas linhas que integram o Andante), e os comboios urbanos do Porto, validando, apenas e só, com o telemóvel.

A aplicação, totalmente inovadora na área de bilhética, visa permitir uma experiência de utilização simplificada do sistema de transportes públicos, desmaterializando o título de transporte numa App (dispensando assim o recurso ao cartão físico e permitindo a utilização do sistema sem conhecer previamente as regras de zonamento ou tarifário), sendo pioneira na capacidade de otimizar o tarifário mensal apresentado a cada cliente, tendo em conta a sua utilização efetiva.

Com o Anda, basta fazer o download da aplicação e, a partir daí, validar e seguir tranquilamente até ao destino, sem quaisquer complicações. O pagamento das deslocações passa a realizar-se à posteriori, através de uma conta de mobilidade. Mensalmente, a aplicação analisa o registo de viagens efetuadas durante esse período e, através de um algoritmo altamente rigoroso, apresenta a solução tarifária mais económica e vantajosa para o cliente.

Numa fase inicial, o Anda está disponível apenas na Google Play, pelo que é indispensável a utilização de um smartphone com sistema operativo Android, com uma versão superior ou igual a 5.0 e comunicações NFC. O Anda surge por iniciativa do TIP – Transportes Intermodais do Porto (constituído pela Metro do Porto, pela STCP e pela CP), em estreita colaboração com os operadores de transportes e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Com o anda, utilizar a rede de transportes públicos aderentes ao sistema Andante será mais simples, mais intuitivo e mais barato.

O que é o Anda?
O Anda é um sistema de bilhética móvel destinado a utilizadores de transporte público da Área Metropolitana do Porto que permite uma utilização simplificada do sistema de bilhética Andante bem como a otimização do valor a pagar pelo cliente no final do mês, de acordo com a utilização efetiva do sistema de transportes.

Como funciona?
O Anda é um sistema de bilhética em que o suporte dos títulos de viagem é um smartphone. O aparelho deve estar apto a estabelecer uma comunicação em Near Field Communication (NFC) com os validadores instalados no Sistema Intermodal Andante, registando as mensagens Bluetooth Low Energy (BLE) transmitidas pelos beacons (transmissores instalados nos veículos e nos validadores). Este processo permite determinar a sequência de paragens de cada viagem realizada. O registo dos dados do cliente e a informação relativa às viagens é gravado no sistema central, o que possibilita a cada cliente fazer a consulta do seu histórico de utilização e dos custos associados.
Nesta fase inicial, a aplicação Anda está disponível apenas na Google Play, pelo que é indispensável a utilização de um smartphone com sistema operativo Android para aceder à mesma. Importa ainda referir que versões anteriores ao Android 5.0 não estão preparadas para suportar a App.

O Investimento.
O investimento global associado à concepção, desenvolvimento e instalação do sistema Anda é de aproximadamente dois milhões de euros, parcialmente financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente.