Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

MP 001 - o “novo” Metro já está em testes nas linhas Amarela e Violeta

24 Janeiro 2018

MP 001 - o “novo” Metro já está em testes nas linhas Amarela e Violeta

Bannersite 260x660 1 980 2500

Já anda na linha o “novo” veículo do Metro. uma composição totalmente remodelada e com uma arquitetura interior inovadora, que vem aumentar a sua capacidade. Com todos os assentos dispostos em posição longitudinal, maior amplitude interior e maior espaço para clientes, este “novo” Metro constitui um projeto-piloto que nos próximos meses vai ser testado nas linhas com mais elevada taxa de ocupação: a Linha Amarela (entre o Hospital de S. João e Santo Ovídio) e a Linha Violeta (que serve o Aeroporto).

Tendo ultrapassado a barreira dos 60 milhões de clientes/ano em 2017, o Metro do Porto inicia agora os testes de uma solução que permite sustentar o crescimento da procura, mantendo a qualidade a que os clientes já se habituaram. Trata-se, também, de corresponder às expectativas e contribuir para um acréscimo de conforto e de acessibilidade nas viagens.

Nesta versão reconfigurada, os bancos encontram-se encostados às laterais do veículo, ampliando deste modo o espaço útil no interior da composição. Esta solução aumenta o espaço disponível para os passageiros – até cerca de 10 por cento -, por comparação com a solução de bancos transversais originalmente adotada nos Eurotram. O que é bastante relevante em termos de capacidade, sobretudo nas horas de ponta. Além do conforto e da comodidade acrescidos, a reconfiguração do interior do Metro facilita o transporte de bagagens de grande volume, importante nos serviços da Linha Violeta, de e para o Aeroporto.

O veículo agora reconfigurado é precisamente o primeiro do Metro do Porto (foi recebido há quase 17 anos, em Maio de 2001). Com mais de um milhão de quilómetros percorridos em serviço comercial, o MP 001, além da nova disposição interior, foi totalmente pintado e objeto de uma revisão total (como, aliás, sucede a todos os restantes veículos desta frota). 

Os testes com o MP 001 vão decorrer durante três meses. Será então feita uma avaliação deste “piloto” e tomada uma decisãoquanto à adaptação de mais unidades da frota Eurotram (72 veículos, no total) a este layout. Os veículos Tram-train do Metro do Porto (que são 30), que operam nas linhas Vermelha (Estádio do Dragão – Póvoa de Varzim) e Verde (Campanhã – ISMAI), mantêm a configuração original e os seus 100 lugares sentados por unidade.