Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Receita da Metro do Porto ultrapassa os 46 milhões em 2017

21 Junho 2018

Receita da Metro do Porto ultrapassa os 46 milhões em 2017

Relatório e Contas aprovado hoje revela mais de 60 milhões de clientes.

Em 2017, ano em que celebrou o 15º aniversário, a Metro do Porto apresentou resultados históricos, reforçando o crescimento evidenciado em 2016. Ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 60 milhões de clientes transportados, e fechou o ano com um exercício positivo (EBIDTA) situado nos 19,2 milhões de euros, o que representa um aumento de cerca de 50% face ao ano anterior, fixado nos 13 milhões de euros.

De acordo com os dados do Relatório e Contas de 2017, aprovado esta 5ª feira, dia 21 de junho, a receita anual da Metro do Porto apresentou um crescimento de 8,8% em relação a 2016, atingindo mais de 46,7 milhões de euros. Por oposição, os custos operacionais diretos aumentaram apenas 0,1% totalizando 38 milhões de euros pelo que, em resultado da variação dos dois valores, a taxa de cobertura direta atingiu o valor inédito de 119,7%, mais 9,1 pontos percentuais do que em 2016.

O crescimento aplicou-se de igual forma aos resultados operacionais e líquidos. Quanto aos primeiros, a melhoria de 10,6% trouxe a estabilização dos resultados para os 39,9 milhões de euros negativos. Já a evolução positiva dos resultados líquidos em 29%, permitiu a sua redução para os 96,7 milhões de euros.

Com 15 anos de história, a Metro do Porto apresentou uma evolução inédita dos seus indicadores financeiros, que refletem a constante e crescente procura, assim como a confiança dos clientes neste serviço de transporte. No total, em 2017, foram contabilizados mais de 60 milhões de clientes, correspondendo a um total de 60,6 milhões de validações. Mais 2,6 milhões do que em 2016.

Relatório e Contas 2017