Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Novas linhas do Metro têm reforço de 95M€

13 Março 2020

Novas linhas do Metro têm reforço de 95M€

Site 660x260 1 980 2500

Conselho de Ministros aprova Resolução e aumenta investimento

O Conselho de Ministros de ontem, dia 12 de Março, aprovou uma Resolução que reforça a verba prevista para as empreitadas de expansão da rede do Metro do Porto.

No âmbito dos concursos públicos lançados pela Metro do Porto e cujo prazo terminou a 9 de Março, verificou-se que nenhum dos sete concorrentes apresentou propostas válidas (na generalidade dos casos foi ultrapassado o valor base das empreitadas). Em consequência, a Metro do Porto solicitou ao Governo um reforço de verba, pedido que, através da referida Resolução, o Conselho de Ministros veio aprovar.

Deste modo, o valor da empreitada para o prolongamento da Linha Amarela entre Santo Ovídio e Vila d’Este passa a ser de 130 milhões de euros, enquanto o montante para a construção da Linha Rosa passa a cifrar-se em 235 milhões de euros. No conjunto dos dois projectos, o reforço é de 95 milhões de euros. O investimento global na expansão da rede aumenta para os 365 milhões de euros.

Nos próximos dias, já a 18 de Março, o Metro do Porto vai lançar novos concursos, para que as duas empreitadas sejam concluídas antes do final de 2023, utilizando em pleno os fundos do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A extensão da Linha Amarela permitirá construir um troço com três estações e cerca de três quilómetros, que ligarão Santo Ovídio a Vila d’Este. Quanto à Linha Rosa, a empreitada permitirá a construção de mais quatro estações e de cerca de três quilómetros de via, ligando S. Bento/Praça da Liberdade à Casa da Música, servindo o Hospital de Santo António e a Praça de Galiza.