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a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

O nível mais elevado de sempre

21 Março 2013

O nível mais elevado de sempre

Mais de 82 pontos de satisfação de clientes

O nível global de satisfação do cliente atingiu em 2012 o seu valor mais elevado desde que o Metro começou a funcionar, com 82,2 pontos. A lealdade dos passageiros do Metro do Porto também aumentou e ultrapassa os 93 pontos, tal como a confiança ultrapassa os 82 pontos. Limpeza e disponibilidade dos funcionários sobem em satisfação para valores da ordem dos 80 pontos, num sistema que se rege por elevados padrões de exigência.

Rapidez e pontualidade são as valências mais elogiadas pelos passageiros do Metro do Porto no Estudo de Satisfação do Utilizador do Metro do Porto 2012, realizado a partir de dois inquéritos que tiveram lugar entre os dias 11 e 17 de Abril de 2012 e 19 e 25 de Novembro, cujos resultados continuam a evidenciar valores elevados - um índice de satisfação ponderado de 82,2 pontos - o mais elevado de sempre.

Encomendado à empresa DOMP, S.A., o Estudo de Satisfação do Utilizador do Metro do Porto, realizado junto de uma amostra constituída por 1.659 indivíduos, confirma a qualidade do serviço que tem vindo a ser prestado aos clientes, cujos resultados se encontram patentes nos níveis de lealdade alcançados – 96,9% de utilizadores tenciona continuar a utilizar o Metro nas suas viagens, e 98,2% recomendaria o Metro aos seus amigos e familiares.

Por outro lado, os resultados reforçam a percepção de um aumento da satisfação e da preferência dos utilizadores do Metro do Porto não só em relação ao conforto e à limpeza dos veículos e estações, como à disponibilidade, educação e cordialidade dos seus funcionários, factores que reuniram 79,9 e 80,1, respectivamente, da satisfação dos inquiridos. De referir ainda os níveis elevados de satisfação dos passageiros do Metro do Porto com as iniciativas de responsabilidade social corporativa da empresa, considerada por mais de 98% dos inquiridos (98,2 %) como benéfica para a sociedade, boa para o ambiente e passível de disponibilizar, no futuro, transporte para um número cada vez maior de pessoas.

Naturalmente, a maioria dos clientes do Metro do Porto é residente nos concelhos abrangidos pela rede. No Porto reside 27,1% dos clientes, seguido de Vila Nova de Gaia (20,9%), Matosinhos (14,2%), Maia (10,1%), Gondomar (9,6%), Vila do Conde (4,8%) e Póvoa do Varzim (1,9%). Todavia, a percentagem de clientes de localidades não servidas pelo Metro tem alguma expressão (11,3% do total), com destaque para os moradores em Valongo (1,6%) e Espinho (1,0%).