Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

ColorAdd no Metro

31 Janeiro 2012

ColorAdd no Metro

20120201144202620629 1 980 2500
A Metro do Porto, sendo conhecedora dos problemas com que se confrontam os cidadãos com daltonismo, optou pela dupla identificação das suas linhas, usando para esse efeito a cor e uma letra para cada uma. No entanto, o reconhecimento do ColorAdd como ferramenta de comunicação com potencial de uso universal e intuitivo, levou a Metro do Porto a adotá-la na sua informação. Deste modo deu-se mais um importante passo para a inclusão da sua rede.



O conceito ColorADD (Sistema de Identificação de cores para daltónicos) consiste num código monocromático destinado a daltónicos com vista a uma mais fácil integração social em situações em que a opção e escolha da cor é relevante com o consequente aumento de bem-estar e autoconfiança.

Desenvolvido com base nas 3 cores primárias, representadas através de símbolos gráficos, o código assenta num processo de associação lógica e de fácil memorização. O conceito de adição das cores torna-se um “jogo” que permite ao daltónico, através do conhecimento adquirido, relacionar os símbolos – identificando as cores que representam. O branco e o preto orientam as tonalidades clara e escura.

O projecto ColorADD, 100% made in Portugal, apresentado em várias iniciativas nacionais e internacionais, já garantiu o reconhecimento e acreditação da comunidade científica em diversas áreas.

Através deste poderá descarregar, gratuitamente, o Mapa da Rede Metro do Porto, versão ColorADD, no qual terá oportunidade de visualizar a identificação das diferentes linhas através do código ColorADD.