Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Operações especiais em todos os jogos do Porto no Dragão

18 Agosto 2011

Operações especiais em todos os jogos do Porto no Dragão

Época do Metro arranca esta sexta, com o FCP/Gil Vicente

O Metro já definiu a sua programação anual para os jogos do Futebol Clube do Porto disputados no Estádio do Dragão. Para esta temporada, o Metro entra em campo para reforçar a posição de melhor opção de mobilidade para o futebol, esperando transportar ao longo da época ainda mais espectadores para os desafios que têm como palco o estádio do FCP. Em 2010/2011, o Metro movimentou mais de 142 mil adeptos para o Dragão, transportando 17 por cento da globalidade dos espectadores dos jogos ali realizados.

A operação especial de transporte passa pelo reforço da capacidade e da frequência de todas as linhas que utilizam o troço comum Senhora da Hora - Estádio do Dragão. Isto nos 90 minutos anteriores ao princípio do jogo. No final do mesmo, o Metro disponibilizará partidas da Estação Estádio do Dragão, em veículos duplos, com uma frequência aproximada de 3 minutos. Sempre com o objectivo de fazer chegar os adeptos a tempo e horas ao estádio e, à saída, contribuir para o rápido escoamento e o mais confortável regresso a casa. Este ano, a grande novidade da época é a entrada em pleno, desde o início do campeonato, da Linha Laranja (F), permitindo aos espectadores oriundos de Gondomar passarem a beneficiar do fácil e rápido acesso ao estádio. Além desta, como é público, também as linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C) e Violeta (E) servem a Estação Estádio do Dragão.
As operações especiais do Metro do Porto para o Estádio do Dragão são classificadas em três níveis, consoante a procura estimada para cada jogo:
Nível 1 - jogos internacionais (UEFA Champions League), jogos de «casa cheia», outros jogos nacionais de carácter decisivo, e envolvem a utilização adicional de um máximo de 13 veículos «duplos».
Nível 2 - jogos nacionais (Liga Zon Sagres 2011/12, Taça de Portugal ou Taça da Liga) de importância intermédia. Neste nível entram em operação 9 veículos «duplos».
Nível 3 - jogos sem carácter decisivo. Corresponde à disponibilização de 6 veículos «duplos».

A cada nível equivale também a afectação de recursos humanos variáveis - serviço de apoio a clientes e segurança -, para que estejam criadas todas as condições de eficácia, conforto e segurança, no sentido de prestar o melhor serviço a todos os clientes. Por outro lado, o facto de se tratar de jogos disputados ao fim-de-semana ou em dias úteis, obriga a racionalizar a oferta habitual, sem qualquer prejuízo da qualidade de transporte disponibilizada aos clientes regulares do Metro do Porto.

As recomendações do Metro do Porto para a nova época passam, como habitualmente, pela compra ou carregamento antecipado do Andante com viagens de ida e volta. E, como sempre, a obrigatoriedade de validar o Andante em cada embarque. Como até aqui, todas as operações especiais são acompanhadas de acções de fiscalização.


MAIS DE 140 MIL ADEPTOS VIAJARAM DE METRO NA ÉPOCA PASSADA

Na temporada 2011/2012, cerca de 17 por cento dos espectadores dos desafios no Dragão, escolheram o Metro para viajar para o Estádio, num total de 142.191 pessoas. Ao longo da época, a assistência global do Dragão rondou os 850 mil espectadores. Em 2010/2011, o Metro levou a cabo 31 operações especiais para o Estádio do Dragão. A mais concorrida delas deu-se aquando do FC Porto – Benfica de 7 de Novembro de 2010, data em que mais de 15 mil espectadores utilizaram o Metro para assistir ao jogo.