Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Requalificação urbana abre três novos parques na Póvoa de Varzim

27 Maio 2011

Requalificação urbana abre três novos parques na Póvoa de Varzim

20110527095957107625 1 980 2500
Obra obriga ao corte da EN13 por um período de duas semanas

O Metro oferece mais 220 lugares de estacionamento automóvel na Linha Vermelha (B), facilitando ainda mais o interface com o transporte individual. Os três novos parques decorrem da conclusão da obra que, nas próximas duas semanas, vai condicionar a circulação na EN13, no centro da Póvoa de Varzim.

O ciclo de intervenções de requalificação urbana entre Vila do Conde e Póvoa de Varzim está praticamente fechado. Estão prontos os dois parques de estacionamento gratuitos, que vão servir, a partir de 30 de Maio, a Estações de Portas Fronhas e a Estação de São Brás. O terceiro parque, na Estação da Póvoa de Varzim, fica concluído no início do mês de Julho.

O parque de estacionamento de Portas Fronhas disponibiliza 59 lugares e o de São Brás 69. O parque da Póvoa de Varzim, em fase de conclusão e com abertura prevista para breve, vai contar com de 92 lugares. Por junto, são 220 novos lugares de estacionamento junto a estações. No total, a Linha Vermelha (B) passa a ter à disposição 15 parques de estacionamento gratuitos, com capacidade para estacionar mais de mil carros. Cerca de 20 mil clientes viajam diariamente nesta linha, que faz o percurso Póvoa de Varzim – Estádio do Dragão.

A rede do Metro do Porto conta agora com 31 parques de estacionamentos gratuitos, distribuídos pelas linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Violeta (E) e Laranja (F), e com dois parques pagos em sistema de Park & Ride (tarifário reduzido para estacionamento e título de transporte): o ParqueMetro da Estação Estádio do Dragão e o Parque Maia junto à Estação Fórum (Linha C). Na globalidade, o Metro oferece mais de 3650 lugares de estacionamento, contribuindo para a sustentabilidade a ambiental e para a redução do tráfego rodoviário.

Corte de circulação na EN13/Rua Almirante Reis, no centro da Póvoa de Varzim

Concluem-se as obras de requalificação urbana envolventes ao canal do Metro nos concelhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde. A partir do dia 30 de Maio e por um período de cerca de duas semanas, a empreitada obriga à interrupção total da circulação automóvel na Rua Almirante Reis (Estrada Nacional 13) entre as ruas Pereira Azurara e Penalves e a Rua Agonia Frasco. Este corte de trânsito, deve-se à necessidade de proceder à travessia de um colector de águas pluviais sob a EN13, no entroncamento com a Rua do Século.

Essencialmente, a intervenção origina as seguintes alterações à circulação:

Sentido Norte/Sul (Póvoa – Vila do Conde)

- Os veículos ligeiros serão desviados pela Praça do Almada, Rua Trás-os-Quintais, podendo retomar a EN13 pela Rua Pereira Azurara.
- Os veículos pesados serão desviados na rotunda da EN13 com a Av. do Mar e seguem em direcção à Av. 25 de Abril (Via B).
- Os veículos de Transportes Públicos serão desviados pela Av. Mousinho de Albuquerque, Marginal e retomam a EN13 pela Rua Pereira Azurara.

Sentido Sul/Norte (Vila do Conde – Póvoa)

- Os veículos ligeiros serão desviados pela Rua dos Pescadores/Marginal ou pela Rua de São Brás/Rua de Penalves/Av. 25 de Abril (Via B).
- Os veículos pesados serão desviados pela Rua de São Brás e seguem em direcção à Av. 25 de Abril (Via B).
- Os veículos de Transportes Públicos serão desviados pela Rua de São Brás e retomam a EN13 pela Rua Cidade do Porto.
Recomenda-se a consulta dos mapas publicados na Imprensa e em www.metrodoporto.pt e a obediência à sinalização colocada na via pública.