Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Horários de Verão levam Tram-train à Linha Verde

16 Julho 2010

Horários de Verão levam Tram-train à Linha Verde

20100716162728906043 1 980 2500
2,9% de crescimento no primeiro semestre do ano

Entram em vigor na próxima segunda-feira, dia 19 de Julho, os horários de Verão do Metro do Porto. Em tempo de férias escolares e com a procura a reforçar características turísticas e de lazer, o serviço do Metro racionaliza a oferta e responde mais efectivamente às necessidades dos clientes. A grande novidade dos horários de Verão consiste na introdução dos Tram-train na Linha Verde (C), que passa a ser operada, em exclusivo, por estes veículos. A Linha Azul (A) passa fazer términos Sul em Campanhã. Estes horários vigoram até 5 de Setembro. No primeiro semestre do ano, o Metro do Porto registou um crescimento da procura de 2,9 por cento face aos seis primeiros meses de 2009. Só a Estação do Aeroporto, relevante em matéria de procura turística, assinala uma subida, naquele período, de 23 por cento.

Linha a linha, são as seguintes as principais alterações introduzidas pelos horários de Verão do Metro do Porto.

Linha Azul (A) – Términos Sul na Estação de Campanhã, em vez do habitual términos na Estação Estádio do Dragão. Após as 21H00, como até aqui, o términos Sul da Linha Azul faz-se na Estação da Trindade.

Linha Vermelha (B) – Nos dias úteis, o serviço Normal realiza-se em veículos simples. O serviço Expresso mantém todas as viagens em composições duplas. Aos sábados, o serviço Expresso, com duas circulações/hora, prolonga-se até às 19H00. Aos domingos, há reforço de capacidade, à tarde, com algumas circulações em veículos duplos.

Linha Verde (C) – Mantém-se o serviço actual, sendo que todas as viagens passam a ser efectuadas exclusivamente em veículos Tram-train (até aqui, apenas pontualmente circulavam nesta linha), com o consequente aumento dos níveis de conforto para os clientes.

Linha Amarela (D) – Ligeira diminuição de frequências, de 6 para 7,5 minutos nas horas de ponta e para 10 minutos nas horas baixas.

Linha Violeta (E) – Mantém inalterado o serviço actual, suficiente para responder ao crescimento de procura turística próprio dos meses de Verão. Refira-se que a Estação do Aeroporto atingiu no primeiro semestre de 2010 um crescimento de 23,1 por cento face a idêntico período do ano passado.