Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Routes of Metro do Porto

O nosso metro de confiança

08 Setembro 2020

O nosso metro de confiança

Regresso aulas 2020 v2 1 980 2500

Regresso às aulas com mais capacidade, fiscalização e limpeza

Confiança e segurança são as prioridades do Metro do Porto no regresso às aulas, a partir de 14 de Setembro. Confiança numa oferta reforçada e que dá resposta às expectativas de mobilidade dos cidadãos. Segurança na disponibilização de mais recursos humanos e materiais e na aplicação das medidas adequadas à protecção da saúde pública. Do lado dos clientes, o Metro do Porto acredita na manutenção de comportamentos saudáveis e no cumprimento das regras em vigor.

Os três grandes valores da rentrée do Metro do Porto:

Mais Capacidade – entre as 6H00 e as 20H00 dos dias úteis, TODAS as viagens em todas as linhas da rede são em VEÍCULOS DUPLOS, aumentando a capacidade e o espaço para os clientes. A Linha Amarela terá, nas horas de ponta da manhã e da tarde, 10 veículos/hora, o que equivale a uma frequência de 6 minutos. As linhas Azul e Laranja, também nas horas de ponta, terão frequências de 12 minutos. Sempre, sublinha-se, em duplos. A operação do Metro será monitorizada em permanência e em tempo real, de modo a que possam rapidamente fazer-se os ajustes que sejam necessários.

Mais Fiscalização – os clientes do Metro demonstraram ao longo dos últimos meses uma forte responsabilidade social, cumprindo as directivas das autoridades de saúde. O uso de máscara de protecção individual e a procura da distância de segurança é a regra. Tanto dentro dos veículos como no interior das estações. O Metro do Porto vai intensificar as acções de fiscalização, com a colaboração e a presença da PSP, e relembra a importância de mantermos todos os cuidados em matéria de higiene e etiqueta respiratória.

Mais Limpeza – a desinfecção dos veículos, das superfícies das estações e das lojas Andante continuará a ser feita com a solução Zoono (comprovadamente eficaz na eliminação do vírus). Em toda a rede, será reforçada a presença de piquetes de limpeza para acorrer a necessidades de intervenção rápida.

Paralelamente, o Metro do Porto tem em curso a adaptação de mais 15 veículos da sua frota ao layout com assentos laterais – a somar aos sete que já têm esta configuração -, o que se traduz num acréscimo de 10 por cento da capacidade (mantendo o distanciamento social).

Leia agora com atenção os conselhos do Metro do Porto para um regresso às aulas e ao trabalho com toda a confiança e segurança:

- Use sempre máscara de protecção individual, corretamente colocada, nos veículos e nas estações do Metro. A não utilização de máscara, além de poder constituir crime, implica o pagamento de uma multa.

- Lave e desinfecte as mãos sempre que possível e mantenha uma distância de segurança face às outras pessoas.

- Se conseguir, viaje fora das horas de ponta. O horário mais aconselhado é após as 9H00 e até às 16H30.

- Se tiver que viajar nas horas de ponta, tenha em atenção a ocupação dos veículos e das estações. Caso a ocupação seja muito elevada, espere pelo veículo seguinte.

 

Frequências Programadas

Horários e Tempos Máximos de Espera