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a vida de movimento

Routes of Metro do Porto

Linha Amarela já pode começar a crescer

26 Novembro 2020

Linha Amarela já pode começar a crescer

Metro do Porto assina contrato de 98,9 milhões com consórcio Ferrovial/ACA

Depois de ter celebrado, quarta-feira, 25 de Novembro, o contrato com o consórcio Ferrovial/ACA, a Metro do Porto está prestes a poder iniciar as obras de prolongamento da Linha Amarela. O valor de adjudicação é de 98,9 milhões de euros e os trabalhos vão ter início após validação por parte do Tribunal de Contas, prolongando-se até ao final de 2023.
 
Ligando Santo Ovídio a Vila d’Este, esta extensão vem acrescentar 3 quilómetros à Linha Amarela, reforçando a cobertura do Metro em Vila Nova de Gaia. Com um percurso que arranca em viaduto, entra depois em túnel e termina com o canal à superfície, o projecto considera três novas estações: Manuel Leão (subterrânea, junto à Escola Soares dos Reis e ao Centro de Produção da RTP), Hospital Santos Silva (mesmo em frente àquele que é o terceiro maior hospital do Norte) e Vila d’Este (uma zona residencial com cerca de 17 mil habitantes). 
 
O presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Tiago Braga, entende que “estão agora criadas as condições para as obras da Linha Amarela irem para o terreno. Começámos Novembro com a assinatura do contrato da Linha Rosa e terminamos o mês com a celebração do contrato da Linha Amarela. São boas notícias, particularmente agora que podemos avançar para o prolongamento a Vila d’Este, onde o potencial de procura é imenso”. O passo seguinte é a obtenção do visto prévio por parte do Tribunal de Contas, para que se possa dar execução a ambos os contratos. Tiago Braga assinala que “toda a gente, a começar pelos actuais e pelos futuros utilizadores do Metro, gostaria que a expansão da rede fosse mais rápida. Mas o certo é que a Metro do Porto faz questão de cumprir escrupulosamente todas as suas obrigações legais, processuais e ambientais e em total respeito pelo que é a função fiscalizadora das entidades públicas, como é o caso do Tribunal de Contas, com quem mantemos excelentes hábitos de trabalho”.
 
A assinatura do contrato para esta empreitada, que havia sido adjudicada em Julho, estava pendente do levantamento dos efeitos suspensivos de acções interpostas por participantes no Concurso Público Internacional para esta obra, da qual a Metro do Porto recorreu. Tendo o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto dado provimento à pronúncia da empresa, deixou de existir qualquer impedimento ao avanço do processo, formalizando-se a adjudicação.
 
Juntamente com a construção da Linha Rosa, o prolongamento da Linha Amarela do Metro do Porto constitui o maior investimento público actualmente em curso em Portugal, totalizando mais de 407 milhões de euros. A Metro do Porto tem igualmente a decorrer um contrato de fornecimento de 18 composições de material circulante para a sua frota, no valor global de 50 milhões de euros, sendo que os novos veículos, destinados a acompanhar a expansão da rede, serão entregues entre 2021 e 2023.