Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Routes of Metro do Porto

Há 11 candidatos a projectar a segunda linha de Gaia

16 Junho 2021

Há 11 candidatos a projectar a segunda linha de Gaia

  mp apresentacao slide17 1 980 2500

Concluído o prazo para apresentação de propostas ao concurso público para a concepção do projecto da linha Casa da Música – Santo Ovídio, um investimento de 299 milhões de euros da Metro do Porto que integra o Plano de Recuperação e Resiliência.


Tendo sido recebidas as propostas dos concorrentes – 11 -, o júri do concurso público procederá à análise das mesmas e apresentará oportunamente o seu relatório de avaliação ao Conselho de Administração da Metro do Porto. O valor base deste concurso é de 4,8 milhões de euros. O objectivo seguinte passa por lançar o concurso para a empreitada já nos primeiros meses de 2022.


A também chamada segunda linha de Gaia do Metro do Porto conta com o aval do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e é uma das principais obras que o governo português fez incluir na “bazuca” da União Europeia. Nos termos do plano destinado a acelerar a retoma económica, esta linha começará a ser construída em 2023 e ficará concluída até ao final de 2025.


A ligação entre as zonas da Boavista e do Campo Alegre, no Porto, e Santo Ovídio, em Gaia prevê a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro e está orçada num total de 299 milhões de euros. Com uma extensão de seis quilómetros, vai ter sete estações: Casa da Música, Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda VL8, Devesas e Soares dos Reis.


A nova linha vai criar uma ligação e um rebatimento directos com os serviços da CP na Estação de comboios das Devesas, dando origem a um novo interface modal em Gaia, para além de assegurar o serviço de Metro a uma das zonas mais populosas da Área Metropolitana do Porto. Entre outras vantagens, trata-se igualmente de um investimento que aliviará a pressão sobre a Linha Amarela (Hospital de São João/Santo Ovídio), aquele que regista maiores níveis de procura em toda a rede do Metro.