Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Routes of Metro do Porto

Nova linha do Metro do Porto já tem projectista

21 Setembro 2021

Nova linha do Metro do Porto já tem projectista

Ayesa/Quadrante ganham concurso público para desenhar a ligação Casa da Música – Santo Ovídio

O consórcio formado pela Ayesa, Engenharia e Arquitectura e pela Quadrante, Engenharia e Consultoria é o projectista contratado para a futura linha de Metro Casa da Música – Santo Ovídio, que será executada entre 2023 e 2025. A proposta deste consórcio hispano-português foi a vencedora do Concurso Público internacional lançado a 26 de Abril deste ano. O valor global do contrato hoje formalizado pela Metro do Porto, SA é de 2.879.947 euros, tendo um prazo de execução de um ano.

A equipa da Ayesa/Quadrante, avança desde já para a concepção da nova ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia, um investimento total de 299 milhões de euros da Metro do Porto que integra o Plano de Recuperação e Resiliência. Nos próximos meses, o consórcio deverá apresentar o Estudo Prévio desta empreitada, de modo a que o concurso público para a construção seja lançado ainda em 2022.

Com uma extensão de seis quilómetros, a nova linha vai ter sete estações: Casa da Música, Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda VL8, Devesas e Soares dos Reis. Do seu traçado fará parte uma nova ponte sobre o rio Douro. Esta travessia exclusivamente destinada ao Metro, a peões e a meios de mobilidade ligeira é objecto de um concurso de concepção autónomo, cujas 27 propostas apresentadas se encontram actualmente em fase final de análise pelo júri.

A também conhecida por segunda linha de Gaia vai criar uma ligação e um rebatimento directos com os serviços da CP na Estação de comboios das Devesas, dando origem a um novo interface modal em Gaia, para além de assegurar o serviço de Metro a uma das zonas mais populosas da Área Metropolitana do Porto. Entre outras vantagens, trata-se igualmente de um investimento que aliviará a pressão sobre a Linha Amarela (Hospital de São João/Santo Ovídio).

Este é um investimento do Metro do Porto que conta com o aval do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sendo uma das principais obras que o governo português incluiu no PRR - Programa de Recuperação e Resiliência, financiado pela União Europeia. O contrato de financiamento relativo à globalidade do investimento nesta linha, no montante de 299 milhões de euros, foi na passada semana formalizado entre a Metro do Porto e a estrutura de missão Recuperar Portugal (entidade gestora do PRR).

Traçado Casa da Música - Santo Ovídio