Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Routes of Metro do Porto

O Metro leva à Praça a “Liberdade” de Alfredo Cunha

23 Dezembro 2021

O Metro leva à Praça a “Liberdade” de Alfredo Cunha

Lib com 1 1 980 2500

Mostra inédita de fotografia no estaleiro dos Aliados a partir de 23 de Dezembro


“O Metro dá-te Liberdade” é um projecto do Metro do Porto e de Alfredo Cunha, um dos mais conceituados e premiados fotógrafos portugueses. Uma selecção de 12 imagens da cidade decora agora os mais de 700 metros quadrados de tapumes que vedam as obras de construção da Estação S. Bento/Liberdade da nova Linha Rosa do Metro.


Naquela que é a “sala de visitas” do Porto, os trabalhos de expansão da rede do metropolitano ocupam e necessariamente condicionam a utilização integral e habitual do espaço público da Praça da Liberdade e de parte da Avenida dos Aliados. O Metro transforma esta limitação numa oportunidade para a divulgação cultural e turística, partilhando com os cidadãos e com os visitantes a exposição de algumas das mais impressionantes fotografias do Porto, captadas pela lente de Alfredo Cunha.


Impressos em grandes formatos, estes registos vão integrar o livro “Porto Cidade das Pontes” (Tinta da China, 2022), com textos de David Pontes e imagens de Alfredo Cunha que retractam um Porto vivo, vibrante e inesquecível. Todas as fotografias têm a particularidade de serem exibidas a cores, o que é uma novidade e uma nova perspectiva, uma vez que o seu autor privilegia, por norma, o preto e branco.


Alfredo Cunha, um dos mais conceituados e premiados fotógrafos portugueses, trabalhou nos principais jornais nacionais, foi fotógrafo oficial dos Presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares e repórter enviado a alguns dos acontecimentos mundiais mais relevantes das últimas décadas. Saíram da máquina de Alfredo Cunha as históricas e mais marcantes imagens do dia 25 de Abril de 1974.