Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Routes of Metro do Porto

ATÉ ÀS 3H00 NA NOITE DO TÍTULO

13 Maio 2022

ATÉ ÀS 3H00 NA NOITE DO TÍTULO

Aliados site 1 980 2500

Operação especial do Metro prolonga serviço das linhas Amarela e Azul

O Metro do Porto tem uma operação especial montada para o último jogo do campeonato de futebol e para os festejos do título de campeão nacional do FC Porto. Com reforços de capacidade e frequência antes e após o encontro com o Estoril (sábado às 18H00, no Estádio do Dragão), a circulação prolonga-se para além do horário habitual na Linha Amarela (D) e no tronco da Linha Azul (A) entre a Senhora da Hora – Estádio do Dragão, até às 3H00 de domingo. A Estação dos Aliados, por questões de segurança, estará encerrada aos clientes a partir das 16H de sábado.

Em dia de lotação esgotada no Estádio do Dragão e de festejos azuis e brancos concentrados em torno da Câmara Municipal do Porto e da Avenida dos Aliados ao longo da noite – envolvendo fortes restrições à circulação automóvel no centro da cidade -, o Metro corresponde às necessidades adicionais de mobilidade e entra em campo com reforços de peso. Antes do jogo, a generalidade das viagens faz-se em veículos duplos, com frequências reforçadas em todas as linhas. Idêntico reforço está preparado para o pós-match e, após as primeiras celebrações da conquista do campeonato ainda no relvado do FC Porto, todas as partidas a partir da Estação Estádio do Dragão serão em composições duplas, com a maior frequência possível.

Se até às 18H00 todos os caminhos vão dar ao Dragão, após o jogo todos os caminhos portistas conduzem à Avenida dos Aliados. O Metro reforça capacidade e oferta na Linha Amarela e no tronco comum da Linha Azul, Senhora da Hora – Estádio do Dragão.

Em ambos os casos a operação prolonga-se até às 3 da manhã, com frequência de 7 minutos e paragem em todas as estações (excepto na Estação dos Aliados).

As últimas partidas são as seguintes:

Linha Amarela, Hospital de S. João - 3H03
Linha Amarela, Santo Ovídio – 3H04

Linha Azul, Senhora da Hora – 3H05
Linha Azul, Estádio do Dragão – 3H01

A circulação nas restantes linhas da rede termina à 1H00, no horário habitual.

A Metro do Porto recomenda a compra ou o carregamento antecipado dos títulos de viagem Andante, de modo a evitar filas junto às máquinas de venda, e recorda a obrigatoriedade do uso de máscara de protecção individual na utilização dos transportes públicos.