Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Routes of Metro do Porto

O metroBus e as “novas” avenidas

12 Abril 2024

O metroBus e as “novas” avenidas

Estas são as primeiras imagens de um futuro que está cada vez mais próximo e através das quais é possível perceber a inserção perfeita do metroBus nas avenidas da Boavista e do Marechal Gomes da Costa. Ambas as vias que integram a ligação Boavista – Império estão já praticamente “novas”, depois de uma qualificação e valorização profundas, de fachada a fachada e de nascente a poente.

Neste momento, mais de 70% dos trabalhos do metroBus já estão executados e desenvolvem-se as últimas intervenções, de acordo com o planeamento acertado com a Câmara do Porto.

Para além das intervenções na via e nas estações do metroBus, estão também em curso trabalhos complementares ao traçado e que se prendem com a instalação de pavimentos táteis nos passeios e junto a zonas de atravessamentos, instalação de pontos de RSU (resíduos sólidos urbanos), iluminação e sinalização.

A empreitada ficará totalmente concluída este verão, com duas metas importantes a curto prazo:

Até ao S. João – conclusão de todas as vias e passeios ao longo da Avenida da Boavista (exceção apenas para a zona da Estação Guerra Junqueiro, numa extensão de 80 metros, que ficará terminada em julho).

Até ao início de Agosto – conclusão de todas as vias (nos passeios não há intervenções de fundo, mantendo-se a calçada portuguesa) ao longo da Avenida Marechal Gomes da Costa.

metrobus_zona_01_final
metrobus_zona_02_final
metrobus_zona_03_a_final
metrobus_zona_03_e_final
metrobus_serralves_final