Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

S. João sem parar

19 Junho 2017

S. João sem parar

Sjoao site 1 980 2500

Na noite de S. João, de 23 para 24 de junho, o Metro circula durante toda a noite. Na festa popular mais tradicional da cidade, todas as linhas do Metro do Porto funcionam 24 horas, sem interrupção, com exceção para a Linha Violeta (E). O Metro garante a solução mais cómoda e segura para as deslocações até ao coração da cidade e de regresso a casa, durante os festejos do São João. Habitualmente, o Metro do Porto movimenta mais de 150 mil pessoas entre a noite de 23 e a manhã de 24 de Junho.


A operação especial de São João terá início às 20H00 de sexta-feira, com o reforço da capacidade em toda a rede. Já durante a operação noturna, na Linha Azul (A) a frequência de passagem dos veículos será de cerca de 10 minutos, até às 05H00, e de aproximadamente 15 minutos após as 05H00. Na Linha Vermelha (B), os veículos vão circular com intervalos de aproximadamente 20 minutos até as 03H00. A partir dessa hora, e até as 06H00, o tempo de espera aproximar-se-á dos a 30 minutos. A linha Verde (C) funcionará com frequências de 10 a 15 minutos, até à 01H00. Após este horário, todas as viagens terminam no ISMAI, e a frequência dos veículos passa a rondar os 20 minutos, até às 02H00, e os 30 minutos a partir das 02h00. A Linha Amarela (D) funcionará com intervalos próximos de 6 minutos, até às 04H00. No período seguinte, compreendido entre as 04H00 e as 07H00, ocorrerá uma redução gradual da oferta e consequente redução na frequência de passagem. Por fim, na Linha Laranja (F) o tempo de espera entre veículos vai estar perto dos 10 minutos, até as 02H00. Das 02H00 às 03H00 a frequência aproxima-se dos 20 minutos e, após as 03h00, dos 30 minutos.


Há ainda aspetos significativos, ao nível da operação, a ter em conta nesta noite de São João. Por questões de segurança, o atravessamento do tabuleiro superior da Ponte Luiz I será encerrado por volta das 23H45 e a circulação só voltará a ser retomada após autorização da PSP, prevendo-se que tal aconteça antes das 04H00. Como tal, nesse intervalo de tempo, a Linha Amarela (D) funcionará em modo vaivém em ambos os lados do rio: entre as estações Hospital de São João e São Bento, no Porto, e de Santo Ovídio a General Torres, em Gaia.


A Linha Violeta (E) mantém-se em funcionamento apenas dentro do horário regular, estando previsto o seu encerramento à 1H00, como é habitual. No sábado (dia 24), feriado municipal no Porto, a partir das 06H00, toda a rede vai funcionar com o horário de domingo (que pode consultar aqui), com alteração apenas na Linha Vermelha, onde serão suprimidas as viagens Expresso.


A operação especial do Metro na noite de S. João decorre no âmbito da 4ª edição do MOVE PORTO, a decorrer todas as sextas e sábados até ao dia 1 de outubro. Todas as viagens, na operação diurna e noturna, exigem a aquisição prévia do título de viagem adequado ao percurso a realizar.
As comemorações de S. João no Porto são uma tradição secular na cidade, conhecida de todos os portuenses e visitantes. A típica sardinhada, os bailaricos e martelinhos de S. João unem toda a Invicta num só espírito festivo, fazendo desta uma noite inesquecível para a Cidade.


Mais informações: Programa de Festas de São João 2017