Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

HARVARD PREMEIA METRO DO PORTO

30 Agosto 2013

HARVARD PREMEIA METRO DO PORTO

20130830164142809367 1 980 2500
Arquitectura e Design distinguidos

O projecto do Metro do Porto foi distinguido com o Veronica Rudge Green Prize, um dos mais relevantes prémios internacionais de Design e que é atribuído pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos da América. Este galardão premeia o design urbano, sendo atribuído à Metro do Porto e ao arquitecto Eduardo Souto Moura.

Para o Metro do Porto a atribuição deste prémio da Faculdade de Design da Universidade de Harvard representa uma honra e um importante reconhecimento internacional. Esta distinção premeia um dos projectos mais impressionantes do Arquitecto Souto Moura, um dos maiores expoentes da Escola de Arquitectura do Porto.

A Universidade de Harvard é, de acordo com o todos ranking conhecidos, a melhor universidade do mundo. Este prémio valoriza a sustentabilidade do Metro do Porto, não apenas em termos de arquitectura, integração e design, mas também no seu serviço à população e na crescente procura por parte dos clientes.


O «Veronica Rudge Green Prize»
Este prémio foi instituído em 1986, por ocasião das comemorações do 350º aniversário da Universidade de Harvard e o 50º aniversário da sua Escola de Design, bem como para marcar a visita do Príncipe de Gales a Harvard. O galardão, bienal, visa distinguir projectos de design urbano, construídos em todo o mundo nos dez anos anteriores. Os projectos vencedores são escolhidos com base na contribuição positiva e substancial para o desenvolvimento de uma cidade, para a melhoria da qualidade de vida urbana e que evidenciam a importância do design nos ambientes urbanos.
A atribuição deste ano corresponde à 11ª edição do Veronica Rudge Green Prize, que em edições anteriores já premiou projectos como os Espaços Públicos de Barcelona, Hillside Terrace de Tóquio (de Fumihiko Maki), o Metro de Bilbau (de Norman Foster), o Conjunto Residencial Malagueira, em Évora (projectado por Siza Vieira).