Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Um grande dia de festa com os Eléctricos do Porto

18 Maio 2016

Um grande dia de festa com os Eléctricos do Porto

Portotramfest 660x260 1 980 2500

No Sábado, 21 de Maio, realiza-se o Porto Tram Fest, organizado pela STCP. Com diferentes atividades lúdicas dentro e fora do Museu do Carro Elétrico, no Porto, o evento que integra o programa de S. João.

Decorre, já no próximo Sábado, o Porto Tram Fest - um festival de celebração do Carro Elétrico no Porto, uma iniciativa do Museu do Carro Eléctrico da STCP. O dia será preenchido por diversas atividades na baixa e na marginal portuense. Os veículos de coleção, bem como o próprio Museu vão encher-se de música, peças teatrais, degustações e provas de vinhos, arte, visitas guiadas, comércio tradicional e tantas outras atividades pensadas de forma especial para esta grande festa. O programa do festival termina em grande, com um desfile, desde o Infante até ao Museu, ao som dos Batucada Radical.

A STCP vai proporcionar mais um dia memorável para toda a cidade. Como tal, todas a atividades no exterior do museu são gratuitas. Para todas as viagens de elétrico e entrada no Museu, haverá um bilhete único, com um custo de apenas 5€, disponível para venda nos carros eléctricos e no Museu.

A partir das 14h, estarão em circulação 13 elétricos da coleção do Museu, com três percursos diferentes: Infante/Museu, Passeio Alegre/Museu e Batalha/Museu.

Entre o Infante e o Museu vão circular 4 carros elétricos com frequência de 10 minutos entre eles. Durante as viagens, os passageiros poderão desfrutar de uma prova de chocolates Arcádia, de uma representação teatral da “Vida social versus quotidiana nos séculos XIX e XX” e ainda de atuações circenses. A ligação entre a Batalha e o Museu será realizada por 3 veículos, com intervalos de 20 minutos entre os mesmos. A bordo haverá Fado, uma visita guiada sobre a arquitetura do Porto e ainda um DJ convidado. No terceiro e último percurso, desde o Passeio Alegre até ao Museu, as viagens serão realizadas por outros 4 carros elétricos, com intervalos de 10 minutos. Para esta última ligação estão previstas duas teatralizações “Ir a banhos à Foz no século XIX” e “Peixeiras do Mercado de Matosinhos” e ainda provas de vinho do Porto.

Além da animação no interior dos veículos, decorrem ainda, no palco exterior do Museu, diversos espetáculos e manifestações da cultura portuguesa. Ao longo do dia estará aberto o Portugal Market, um espaço reservado a marcas e produtos nacionais. Acessíveis com o bilhete Porto Tram Fest, há mais atividades no interior do museu, onde vários artistas plásticos dão largas à imaginação e talento ao vivo. Aí também o historiador Joel Cleto, numa conversa informal, conta a história do elétrico e a sua evolução. O programa no interior do Museu termina com uma visita guiada pela Dra. Maria da Luz ao espaço, que outrora funcionou como central termoeléctrica de Massarelos. Guias do Museu estarão também presentes para mais visitas.

A comemoração do Porto Tram Fest faz-se também na marginal e em pleno rio Douro. Por iniciativa da Porto Lazer, durante o dia, haverá uma série de diversões infantis bem como a construção e lançamento de papagaios de papel, ao longo da margem do rio. Já sobre as águas do Douro, 10 embarcações da BBDouro, chegadas de Espanha, juntamente com outras 20 da Associação Portus Cale Regata vão desfilar em direção ao Museu do Carro Elétrico. O encerramento deste grande Festival será marcado pela chegada do desfile dos Carros Elétricos e dos barcos junto do Museu, onde vai ser apresentado um número de Circo, que fará a ligação entre os dois eventos.

O Porto Tram Fest, que integra a programação oficial das festas de S. João do Porto, resulta de um conjunto parcerias entre a STCP e diversas entidades, nomeadamente, Porto Lazer, Portugal Market, Metro do Porto, Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, Porto Calém, Chocolates Arcádia, Artistas de Gaia - Cooperativa Cultural, Uniões de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, Fundação Marques da Silva e Mercearia/Café Linha 22.

Programa final e mais informações em: www.stcp.pt

  • Dsc 0588 1 1 980 450
    Dsc 0588 1 1 139 90
  • Dsc 0018 1 1 980 450
    Dsc 0018 1 1 139 90
  • Dsc 0015 1 1 980 450
    Dsc 0015 1 1 139 90