Missão Visão Estratégia
Missão
Visão
Valores

Sustentabilidade – Posicionando-se como um fator inequívoco de sustentabilidade e qualidade de vida urbana e suburbana. Atuando na promoção das melhores práticas ambientais no setor, na gestão eficiente dos recursos e no fomento da intermodalidade e da mobilidade sustentável na Região.
Orientação para o Cliente – Focalizando-se no Cliente através da oferta de um serviço de elevado valor percebido e superando as suas expectativas.
Rigor - No cumprimento das obrigações e na execução das tarefas.
Transparência - No relacionamento com as partes interessadas e na informação disponibilizada.
Espírito de Equipa - Procurando a orientação para objetivos comuns, promovendo a partilha de conhecimento e favorecendo ações integradas.
OBJETIVOS
ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS – POSIÇÃO DO ACIONISTA ESTADO
Não foram definidos objetivos pelo acionista para o exercício de 2022.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL INTEGRADA DA METRO DO PORTO
Na definição da estratégia da Metro do Porto para o período 2007-2027 foram considerados os seguintes domínios de intervenção:
< Ordenamento territorial e urbano;
< Mobilidade urbana e regional;
< Eficiência na utilização dos recursos;
< Garantia da sustentabilidade económica e ambiental do Sistema;
< Consistência do modelo de financiamento do Sistema.
Os objetivos estratégicos para esse período foram traçados no sentido de gerar benefícios económicos, sociais e ambientais considerados fundamentais:
< Constituir-se, posicionar-se e desenvolver-se como um ator e um fator inequívocos de dinamização económica e social da AMP.
< Contribuir para a modificação dos padrões de uso, ocupação e transformação das áreas urbanas e suburbanas da região, tendo em vista a competitividade territorial, a sustentabilidade ambiental e a coesão social.
< Reforçar a sua intervenção e influência enquanto elemento estruturante do reordenamento do sistema de transportes da AMP, articulando-se de forma estreita e concertada com os restantes operadores de transporte público.
< Privilegiar a dimensão metropolitana em oposição à dimensão porventura excessivamente municipal, tendo em particular atenção as concentrações de habitação, emprego e serviços.
< Promover a consolidação e a contenção dos tecidos urbanos.
< Privilegiar ganhos de tempo, em todas as circunstâncias, através da promoção da linearidade dos traçados e da prioridade à velocidade de circulação.
< Almejar a progressiva captação de deslocações ao transporte individual, através de uma política muito ambiciosa e concertada.
< Promover a eficiência energética global do sistema de transportes da Área Metropolitana e visar metas ambiciosas de redução das emissões poluentes.