Telecomunicações
O Metro do Porto representa um enorme passo no sentido da qualificação tecnológica e da qualidade do serviço prestado aos cidadãos. Praticamente desde o início da exploração comercial do sistema os túneis e as estações subterrâneas da rede dispõem de cobertura de redes GSM e UMTS.
Ou seja, todos os clientes do Metro do Porto podem utilizar os seus telemóveis – de qualquer operador –, no interior de todas as quinze estações enterradas, bem como a bordo das composições que circulem ao longo dos quase sete quilómetros de túneis.
Está disponível o acesso à rede de todos os operadores nacionais Vodafone, Optimus e TMN ou através de serviço em roaming em todas as áreas subterrâneas do Metro – com uma profundidade média na ordem dos 25 metros. A cobertura móvel é válida para redes GSM e UMTS, isto é, para terminais da segunda e da terceira geração.
A possibilidade de efectuar comunicações móveis nos interiores dos túneis e estações surge por iniciativa da Metro do Porto, congregou os esforços dos três operadores nacionais para que, conjuntamente, pudessem disponibilizar este serviço.
A cobertura GSM em sistemas de metropolitano é única a nível nacional, sendo praticamente inédita em termos europeus, Quanto à cobertura UMTS, o Metro do Porto é um dos primeiros sistemas em todo o mundo a oferecer esta faculdade aos seus clientes.