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a vida de movimento

Sistema Metro do Porto

Engenharia

Em trabalhos subterrâneos, os critérios de segurança dependem do tipo de obra, do grau de conhecimento do terreno, da fiabilidade do modelo de cálculo e do acompanhamento da obra e respectiva supervisão.

As soluções de engenharia utilizadas nos processos construtivos basearam-se em metodologias de eficácia altamente comprovada, combinadas com as mais modernas tecnologias e com técnicas inovadoras.

No granito do Porto, por se tratar de um terreno variável, realizaram-se importantes campanhas de sondagens e ensaios de forma a conseguir eleger métodos de escavação seguros e ter informação das possíveis zonas de terrenos estáveis e instáveis. Estas informações foram fundamentais tanto na elaboração do projecto como na obra e puderam garantir o cumprimento dos prazos planeados.

Os esquemas de controlo e supervisão foram elementos básicos na segurança da execução de túneis e estações subterrâneas. O acompanhamento dos trabalhos por parte dos projectistas, a supervisão externa da produção e do projecto, onde os casos em que o projecto não se adaptasse às condições encontradas, detectando no momento oportuno formas de evitar qualquer incidência/acidente, foram funções importantíssimas. Após a detecção de anomalias foram sempre tomadas medidas de incremento de segurança.

No Metro do Porto este acompanhamento foi feito através de reuniões diárias entre as partes envolvidas: director de Obra, Projectista, Fiscalização, Consultores e dono de obra. Nas reuniões produzia-se uma análise do trabalho executado, com os dados da escavação e resultados da monitorização dos edifícios envolventes a cada frente de escavação.

As escavações dos túneis nas Linhas Azul e Amarela foram executadas com um escudo em que os trabalhadores eram protegidos das instabilidades na periferia, já a escavação em terrenos instáveis atingiu-se por meio de ar comprimido, bentonite ou com a utilização das próprias terras escavadas.

No processo construtivo dos túneis e das estações enterradas, os engenheiros do Metro do Porto recorreram ao contributo especializado de um painel de peritos neste tipo de trabalhos, composto por reputados especialistas internacionais. Contributo que, acrescido da inequívoca competência da engenharia portuguesa, faz do Metro do Porto um case-study a nível mundial.