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Notícias do Metro do Porto

Arrancam os projectos das novas linhas do Metro

15 Janeiro 2018

Arrancam os projectos das novas linhas do Metro

Projetistas 1 980 2500

As equipas da SENER, CJC e NSE, para a Linha Rosa (G) e da LCW, Amberg Engineering e GRID para a Linha Amarela (D) começam deste já a trabalhar nos projetos de construção das novas linhas do Metro. O arq. Eduardo Souto Moura é o responsável pela arquitetura e paisagismo das novas estações da Linha Rosa, no Porto. Uma vez concluídos os projectos, as obras arrancam em 2019.
De acordo com a avaliação do júri do concurso público internacional lançado pela Metro do Porto em meados 2017 e agora formalizado, o projecto da linha Rosa (G) está a cargo do consórcio formado pelas empresas SENER/CJC/NSE e o prolongamento da linha Amarela (D) fica entregue ao consórcio LCW/Amberg Engineering/GRID. No total, as propostas apresentadas pelas empresas vencedoras aproximam-se dos 3,3 milhões de euros (1,82M€ para a linha Rosa e 1,47M€ para a linha Amarela), um valor bastante inferior ao de referência para este concurso, fixado nos 4.7 milhões de euros.
O consórcio SENER/CJC/NSE, responsável pelo projeto da Linha Rosa (G), deverá elaborar os estudos prévios, avaliar de impacto ambiental, obter a declaração de impacto ambiental e a executar o projeto nos próximos 330 dias. Esta linha, com uma extensão de cerca de 2,5 quilómetros e quatro estações subterrâneas, vai assegurar a ligação entre S. Bento, Cordoaria/Hospital de S. António, Galiza/Centro Materno-Infantil e Casa da Música/Rotunda da Boavista. O desenho das estações está entregue ao Arquiteto Eduardo Souto Moura, responsável pelo desenho da primeira fase do Metro.
No caso da Linha Amarela, as empresas LCW, Amberg Engineering e GRID têm um prazo de 270 dias para entregar do projeto final. O prolongamento a Sul da Linha Amarela compreende a ligação de Santo Ovídio a Vila d’Este, servindo o Hospital de Gaia, numa extensão de 3,2 quilómetros e incluindo três novas estações.
Os projetos das novas linhas de Metro estarão concluídos até ao final do ano, altura em que serão lançados os concursos públicos para as empreitadas de construção da Linha Rosa e da extensão da Linha Amarela. As obras deverão arrancar ainda nos primeiros meses de 2019 para que venham a ficar concluídas em 2022. As novas linhas vão servir, diariamente, mais de 33 mil pessoas, cobrindo importantes polos de procura. O investimento global nesta fase de expansão da rede do Metro é na ordem dos 290 milhões de euros.