Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Arranca a Linha de Gondomar

16 Dezembro 2008

Arranca a Linha de Gondomar

2008121518503015311 1 980 2500
Mais 7 km e 10 novas estações

Com a consignação, hoje, da empreitada de construção da Linha de Gondomar ao consórcio Somague/Soares da Costa/Mota Engil/Monte Adriano/Efacec, arranca a Segunda Fase do sistema do Metro do Porto. O troço Estádio do Dragão – Venda Nova da Linha de Gondomar é o primeiro de um conjunto de investimentos programado para os próximos anos e que virão praticamente duplicar a actual extensão da rede do Metro do Porto.

A construção da Linha de Gondomar, adjudicada àquele consórcio pelo valor de 97,5 milhões de euros, tem um prazo de execução de 560 dias. O valor total deste investimento, incluindo projecto e expropriações, ascende a 135 milhões de euros. Formalizada a consignação, os trabalhos arrancarão no terreno a muito curto prazo, logo após a montagem dos estaleiros de obra.

Esta nova linha de Metro, servindo a zona Este da Área Metropolitana do Porto, tem um comprimento aproximado de 7 quilómetros e integra 10 novas estações de superfície.

O traçado definido entre a Estação Estádio do Dragão e a Estação Venda Nova, serve zonas de elevada densidade populacional. Entre aquelas duas estações, a linha descreve um «V» invertido: partindo da freguesia de Campanhã, ainda no Porto, segue para Norte até Rio Tinto e Baguim do Monte, descendo depois até Cabanas. Cerca de um quilómetro do trajecto faz-se em túnel – cruzando a fronteira entre o Porto e Gondomar e evitando conflitos com as linhas da CP e com a Estrada da Circunvalação.

À superfície, a integração do Metro na paisagem é feita de um modo ambientalmente harmonioso e seguro. O relatório de conformidade ambiental aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente valida todas as opções do projectista em matéria de inserção urbana.

Todas as estações do Metro construídas no concelho de Gondomar vão ser servidas por parques de estacionamento. Cada qual terá uma capacidade média de cem lugares, promovendo a intermodalidade e facilitando a entrada no sistema.

Conheça aqui todos os detalhes da Linha de Gondomar

Veja aqui o novo mapa da rede do Metro