Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Metro bate todos os recordes no Aeroporto

07 Setembro 2016

Metro bate todos os recordes no Aeroporto

Untitled 1 1 980 2500

Linha Violeta já transportou mais de 1 milhão de clientes até Agosto e atinge os 19% de cota de mercado no serviço ao Aeroporto

Mais de um milhão e cem mil pessoas utilizaram a Estação do Aeroporto do Metro do Porto desde o início do ano. De todas as 81 estações que integram a rede, esta é aquela que apresenta a maior taxa de crescimento nos primeiros oito meses do ano (de Janeiro ao final de Agosto), com perto de 150 mil clientes conquistados e uma evolução favorável de 14,3 por cento. Acompanhando os bons resultados do turismo no Norte de Portugal e no Porto em particular, este está a ser, de longe, o melhor ano de sempre para a Linha Violeta (E) do Metro.
O número de clientes que em 2016 já recorreram ao serviço do Metro ultrapassa um milhão e 136 mil (568 mil validações no Aeroporto e outros tantos desembarques naquele destino). Um valor que compara com os cerca de 990 mil registados entre Janeiro e Agosto de 2015. Os meses de maior procura na Linha Violeta (E) foram Agosto (mais de 157 viagens), Junho (mais de 155 mil) e Julho (mais de 154 mil). Mesmo o mês de menor movimento, Janeiro, aproximou-se das 90 mil validações, com um crescimento de 20% face a 2015.
A procura média diária na ligação do Metro ao Aeroporto Internacional do Porto ultrapassa atualmente os 5 mil clientes, com picos de procura que se situam com frequência acima das 6 mil viagens/dia. As modalidades Andante mais utilizadas no serviço de e para o Aeroporto são o título de viagem simples (87%), a assinatura intermodal (7%) e o conjunto dos títulos Andante de vocação turística (Andante 24, Andantes Tour 1 e Tour 3), com 6%.
De acordo com os dados disponíveis, o Metro não apenas acompanha o forte crescimento do Aeroporto Internacional do Porto como tem vindo a ganhar cota de mercado entre os utilizadores daquela infraestrutura, com mais de 19%. Ou sejam, um cada cinco clientes chega ou sai do Aeroporto através da Linha Violeta.
A Linha Violeta do Metro liga rápida e diretamente o Aeroporto ao centro da cidade (e, direta ou indiretamente, a todos os destinos da rede), desde 27 de Maio de 2006, há pouco mais de uma década. A viagem entre o Aeroporto e os principais destinos desta linha demora entre 22 (até à Estação Casa da Música) e 27 minutos (Estação da Trindade), sem transbordos, pelo valor de 1,85€ (custo de um título Andante Z4). O serviço da Linha Violeta está disponível todos os dias do ano, sempre entre as 6H00 e a 1H00, com frequências na ordem dos 20 minutos e uma maioria de viagens, dada a procura, efetuada em veículos duplos.
Refira-se que, no mesmo período (Janeiro a final de Agosto de 2016), o conjunto da rede do Metro transportou já mais de 37,6 milhões de clientes (uma variação de 0,7% face ao período homólogo).