Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Metro do Porto com melhor desempenho de sempre em 2014

26 Maio 2015

Metro do Porto com melhor desempenho de sempre em 2014

Relatório e Contas que apresenta receitas recorde aprovado pelos accionistas

O Metro do Porto registou em 2014 o seu melhor desempenho operacional de sempre, de acordo com o Relatório e Contas hoje aprovado em Assembleia-geral da empresa. O número global de clientes, as receitas e a taxa de cobertura dos custos atingiram os seus valores mais elevados desde o início da operação do Metro, há doze anos. O EBITA do exercício foi positivo em 0,7 milhões de euros.



Perto de 57 milhões de pessoas utilizaram o Metro em 2014 (56.931 mil validações), um crescimento de 1,8 por cento face a 2013 e um novo máximo absoluto desde o arranque da exploração comercial, em 2003. A evolução é significativa, tendo em conta a redução da procura dos restantes sistemas de transporte. Este resultado positivo originou um acréscimo de 2,1 por cento nas receitas, em comparação com o ano anterior, fixando-se nos 39,6 milhões de euros (igualmente um novo máximo). Os custos operacionais registaram um crescimento de apenas 0,2 por cento, totalizando 43,6 milhões de euros. Assim, a taxa de cobertura das receitas face aos custos fixou-se nos 90,8 por cento, mais 1,6 pontos percentuais do que em 2013. Os resultados antes de juros, taxas, depreciações e amortizações foram de 0,7 milhões de euros, sendo o resultado líquido do exercício negativo em 400,1 milhões de euros.

Os níveis de satisfação global aferidos por via dos inquéritos de satisfação levados a cabo apresentam foram de 79,2 pontos, uma subida de 0,7 pp face à média global de satisfação declarada pelos clientes em 2013. Os níveis de Confiança, Lealdade e de Imagem Social mantiveram-se muito elevados, destacando-se a circunstância de 97% dos inquiridos tencionarem continuar a utilizar o Metro do Porto e recomendarem os seus serviços a familiares e amigos.



A Estação da Trindade continua a registar a maior quota de entradas, agora com 24,6% e uma subida de 1,7% no ano de 2014. Ao analisar algumas das estações principais da rede, tais como a Casa Da Música, São Bento, Bolhão, Campanhã, João de Deus, Santo Ovídio, Senhora da Hora, Marquês e IPO, conclui-se que, no geral, houve um aumento das quotas de entrada face a 2013.




Download Relatório e Contas Metro do Porto 2014