Metro do Porto com melhor desempenho de sempre em 2014
Metro do Porto com melhor desempenho de sempre em 2014
Relatório e Contas que apresenta receitas recorde aprovado pelos accionistas
O Metro do Porto registou em 2014 o seu melhor desempenho operacional de sempre, de acordo com o Relatório e Contas hoje aprovado em Assembleia-geral da empresa. O número global de clientes, as receitas e a taxa de cobertura dos custos atingiram os seus valores mais elevados desde o início da operação do Metro, há doze anos. O EBITA do exercício foi positivo em 0,7 milhões de euros.
Perto de 57 milhões de pessoas utilizaram o Metro em 2014 (56.931 mil validações), um crescimento de 1,8 por cento face a 2013 e um novo máximo absoluto desde o arranque da exploração comercial, em 2003. A evolução é significativa, tendo em conta a redução da procura dos restantes sistemas de transporte. Este resultado positivo originou um acréscimo de 2,1 por cento nas receitas, em comparação com o ano anterior, fixando-se nos 39,6 milhões de euros (igualmente um novo máximo). Os custos operacionais registaram um crescimento de apenas 0,2 por cento, totalizando 43,6 milhões de euros. Assim, a taxa de cobertura das receitas face aos custos fixou-se nos 90,8 por cento, mais 1,6 pontos percentuais do que em 2013. Os resultados antes de juros, taxas, depreciações e amortizações foram de 0,7 milhões de euros, sendo o resultado líquido do exercício negativo em 400,1 milhões de euros.
Os níveis de satisfação global aferidos por via dos inquéritos de satisfação levados a cabo apresentam foram de 79,2 pontos, uma subida de 0,7 pp face à média global de satisfação declarada pelos clientes em 2013. Os níveis de Confiança, Lealdade e de Imagem Social mantiveram-se muito elevados, destacando-se a circunstância de 97% dos inquiridos tencionarem continuar a utilizar o Metro do Porto e recomendarem os seus serviços a familiares e amigos.
A Estação da Trindade continua a registar a maior quota de entradas, agora com 24,6% e uma subida de 1,7% no ano de 2014. Ao analisar algumas das estações principais da rede, tais como a Casa Da Música, São Bento, Bolhão, Campanhã, João de Deus, Santo Ovídio, Senhora da Hora, Marquês e IPO, conclui-se que, no geral, houve um aumento das quotas de entrada face a 2013.
Relatório e Contas Metro do Porto 2014