Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

2ª e 3ª fases da rede do Metro

01 Outubro 2008

2ª e 3ª fases da rede do Metro

20090425122422873802 1 980 2500
55km em novas linhas

A Comissão Executiva do Metro do Porto apresentou hoje, 1 de Outubro, os projectos de desenvolvimento para a 2ª e 3ª fases da rede do sistema de metro ligeiro da Área Metropolitana do Porto, na sequência de uma reunião de trabalho entre o Conselho de Administração da Empresa e o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e a Secretária de Estado dos Transportes.
Os projectos de desenvolvimento divulgados por Ricardo Fonseca, para além da Linha de Gondomar (Estádio do Dragão – Venda Nova) e da extensão da Linha Amarela até Santo Ovídio, determinam a construção da ligação ISMAI – Trofa, na Linha Verde, o prolongamento da Linha Amarela a Laborim, a nova linha Matosinhos – S. Bento, cobrindo as zonas da Foz e do Campo Alegre, uma nova linha entre o Pólo Universitário e a Estação Vasco da Gama, em Matosinhos, através de S. Mamede, e a linha Campanhã – Gondomar, através de Valbom. Este conjunto de projectos tem um horizonte temporal de 10 anos, para execução entre 2008 e 2018.

Para mais tarde, ficam os projectos de ligação Campanhã – Faculdade de Letras, via Marquês, Constituição e Boavista, uma segunda linha para Vila Nova de Gaia, desde a Faculdade de Letras até Laborim, uma nova ligação Matosinhos – Porto através da Avenida da Boavista e a ligação Hospital de S. João – Verdes, cobrindo toda a zona oriental e central do concelho da Maia. Aqui, o cronograma apresentado aponta para a concretização destas linhas até 2022.

Por junto, os projectos agora tornados públicos representam um investimento global de 1,682 mil milhões de euros e vêm acrescentar à rede do Metro 55 quilómetros de novas linhas e 61 novas estações.

Conheça, aqui, o detalhe dos projectos de desenvolvimento do sistema do Metro do Porto.