Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Metro bate todos os recordes no Aeroporto

07 Setembro 2016

Metro bate todos os recordes no Aeroporto

Linha Violeta já transportou mais de 1 milhão de clientes até Agosto e atinge os 19% de cota de mercado no serviço ao Aeroporto

Mais de um milhão e cem mil pessoas utilizaram a Estação do Aeroporto do Metro do Porto desde o início do ano. De todas as 81 estações que integram a rede, esta é aquela que apresenta a maior taxa de crescimento nos primeiros oito meses do ano (de Janeiro ao final de Agosto), com perto de 150 mil clientes conquistados e uma evolução favorável de 14,3 por cento. Acompanhando os bons resultados do turismo no Norte de Portugal e no Porto em particular, este está a ser, de longe, o melhor ano de sempre para a Linha Violeta (E) do Metro.
O número de clientes que em 2016 já recorreram ao serviço do Metro ultrapassa um milhão e 136 mil (568 mil validações no Aeroporto e outros tantos desembarques naquele destino). Um valor que compara com os cerca de 990 mil registados entre Janeiro e Agosto de 2015. Os meses de maior procura na Linha Violeta (E) foram Agosto (mais de 157 viagens), Junho (mais de 155 mil) e Julho (mais de 154 mil). Mesmo o mês de menor movimento, Janeiro, aproximou-se das 90 mil validações, com um crescimento de 20% face a 2015.
A procura média diária na ligação do Metro ao Aeroporto Internacional do Porto ultrapassa atualmente os 5 mil clientes, com picos de procura que se situam com frequência acima das 6 mil viagens/dia. As modalidades Andante mais utilizadas no serviço de e para o Aeroporto são o título de viagem simples (87%), a assinatura intermodal (7%) e o conjunto dos títulos Andante de vocação turística (Andante 24, Andantes Tour 1 e Tour 3), com 6%.
De acordo com os dados disponíveis, o Metro não apenas acompanha o forte crescimento do Aeroporto Internacional do Porto como tem vindo a ganhar cota de mercado entre os utilizadores daquela infraestrutura, com mais de 19%. Ou sejam, um cada cinco clientes chega ou sai do Aeroporto através da Linha Violeta.
A Linha Violeta do Metro liga rápida e diretamente o Aeroporto ao centro da cidade (e, direta ou indiretamente, a todos os destinos da rede), desde 27 de Maio de 2006, há pouco mais de uma década. A viagem entre o Aeroporto e os principais destinos desta linha demora entre 22 (até à Estação Casa da Música) e 27 minutos (Estação da Trindade), sem transbordos, pelo valor de 1,85€ (custo de um título Andante Z4). O serviço da Linha Violeta está disponível todos os dias do ano, sempre entre as 6H00 e a 1H00, com frequências na ordem dos 20 minutos e uma maioria de viagens, dada a procura, efetuada em veículos duplos.
Refira-se que, no mesmo período (Janeiro a final de Agosto de 2016), o conjunto da rede do Metro transportou já mais de 37,6 milhões de clientes (uma variação de 0,7% face ao período homólogo).