Receita da Metro do Porto ultrapassa os 46 milhões em 2017
Receita da Metro do Porto ultrapassa os 46 milhões em 2017
Relatório e Contas aprovado hoje revela mais de 60 milhões de clientes.
Em 2017, ano em que celebrou o 15º aniversário, a Metro do Porto apresentou resultados históricos, reforçando o crescimento evidenciado em 2016. Ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 60 milhões de clientes transportados, e fechou o ano com um exercício positivo (EBIDTA) situado nos 19,2 milhões de euros, o que representa um aumento de cerca de 50% face ao ano anterior, fixado nos 13 milhões de euros.
De acordo com os dados do Relatório e Contas de 2017, aprovado esta 5ª feira, dia 21 de junho, a receita anual da Metro do Porto apresentou um crescimento de 8,8% em relação a 2016, atingindo mais de 46,7 milhões de euros. Por oposição, os custos operacionais diretos aumentaram apenas 0,1% totalizando 38 milhões de euros pelo que, em resultado da variação dos dois valores, a taxa de cobertura direta atingiu o valor inédito de 119,7%, mais 9,1 pontos percentuais do que em 2016.
O crescimento aplicou-se de igual forma aos resultados operacionais e líquidos. Quanto aos primeiros, a melhoria de 10,6% trouxe a estabilização dos resultados para os 39,9 milhões de euros negativos. Já a evolução positiva dos resultados líquidos em 29%, permitiu a sua redução para os 96,7 milhões de euros.
Com 15 anos de história, a Metro do Porto apresentou uma evolução inédita dos seus indicadores financeiros, que refletem a constante e crescente procura, assim como a confiança dos clientes neste serviço de transporte. No total, em 2017, foram contabilizados mais de 60 milhões de clientes, correspondendo a um total de 60,6 milhões de validações. Mais 2,6 milhões do que em 2016.