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Notícias do Metro do Porto

Concursos Para As Novas Linhas Entram Na Fase Final

18 Novembro 2019

Concursos Para As Novas Linhas Entram Na Fase Final

SETE CONSÓRCIOS CONCORRENTES COM 90 DIAS PARA APRESENTAR PROPOSTAS

Os concursos para a expansão da rede do Metro do Porto estão na reta final. A partir desta terça-feira, os concorrentes passam a dispor de 90 dias para preparar e apresentar as suas propostas para as empreitadas. As obras da Linha Rosa e da Linha Amarela representam um investimento total de 307 milhões de euros, estando previsto o seu arranque nos próximos meses.


Com a aprovação pelo Conselho de Administração da Metro do Porto, SA, dos relatórios dos júris dos concursos, para a fase de pré-qualificação, os concorrentes vão ser convidados a apresentar propostas para a execução da Linha Circular (Linha Rosa), Aliados/Praça da Liberdade – Casa da Música/Boavista, com o Preço Base de 175 milhões de euros, e para a extensão da Linha Amarela desde Santo Ovídio a Vila d’Este – com o Preço Base de 95 milhões de euros. Os consórcios pré-qualificados para os dois procedimentos são os seguintes:

 

  • Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A. / Spie Batignolles International / Mota-Engil Railway Engineering, S.A.;
  • SACYR SOMAGUE, S.A. / DST - Domingos da Silva Teixeira, S.A. / SACYR NEOPUL, S.A. / LUCIOS - Lucio da Silva Azevedo & Filhos, S.A.
  • ACCIONA CONSTRUCCIÓN, S.A. / Casais - Engenharia e Construção, S.A.
  • Alexandre Barbosa Borges, S.A. / Construcciones y Promociones Balzola SA / Geotunel, S.L. / Azvi SA - Delegación Madrid
  • Zagope - Construções e Engenharia, S.A. / COMSA Empresa Constructora (Construcciones Miarna / Fergrupo - Construções Técnicas e Ferroviarias, S.A. / COMSA INST Y SIS INDUS SA
  • Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A. / EPOS -Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, SA / Somafel - Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A.
  • Ferrovial Agroman, S.A. / Alberto Couto Alves, S.A.

Os concorrentes têm agora 90 dias para submeter as suas propostas, cabendo depois ao júri dos concursos, segundo os critérios de avaliação – qualidade técnica das propostas e preço -, propor a adjudicação das obras.


As empreitadas vão decorrer entre 2020 e 2023 e incluem a construção de seis quilómetros de linha e sete estações. Os estudos relativos e esta expansão do Metro apontam para um cenário de conquista de mais de 10 milhões de novos clientes anuais, com todos os impactos ambientais positivos que daqui decorrem.


A construção da Linha Rosa, entre as estações de S. Bento e da Casa da Música, tem um prazo de execução de 42 meses, sendo o prolongamento da Linha Amarela entre Santo Ovídio e Vila d’Este a executar em 34 meses. O investimento global considerado para a expansão é de 307 milhões de euros, valor que inclui as empreitadas objeto dos presentes concursos, bem como os encargos relativos a concepção e projeto, expropriações, fiscalização e instalação dos sistemas de sinalização e apoio à exploração.


Com esta etapa de crescimento, o Metro vai reforçar a ligação aos hospitais, unindo os principais polos do Serviço Nacional de Saúde no centro da Área Metropolitana, passando a chegar ao Hospital de Santo António, ao Hospital Santos Silva e ao Centro Materno-Infantil (o Hospital S. João, o Hospital Pedro Hispano e o IPO são já servidos pela rede atual). Por outro lado, aumenta a cobertura junto de instituições de ensino básico, secundário e superior, naquele que é, por excelência, o meio de transporte preferido dos jovens e dos estudantes. Entre os destinos das novas linhas estão a Escola Soares dos Reis, em Gaia, e a Escola Gomes Teixeira, no Porto. Mas está também parte do Polo Universitário do Campo Alegre, com as Faculdades de Letras, de Arquitetura e de Ciências a menos de 10 minutos a pé da futura Estação da Galiza, na Linha Rosa. Por fim, o Metro vai alcançar zonas de elevada densidade populacional, como é o caso da urbanização de Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia.