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Notícias do Metro do Porto

Metro do Porto compra 18 novos veículos à CRRC

13 Dezembro 2019

Metro do Porto compra 18 novos veículos à CRRC

Investimento de 49,6 M€ vem reforçar a frota e melhorar a oferta

O Conselho de Administração da Metro do Porto aprovou o Relatório Final do Júri do Concurso Público Internacional para a aquisição de material circulante, validando a adjudicação proposta apresentada pela CRRC Tangsthan. Com a aprovação do Relatório do Júri, o Metro do Porto vai receber 18 novos veículos, pelo valor global de 49,6 milhões de euros. O investimento é totalmente financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Os novos veículos do Metro do Porto vão poder operar comercialmente nas diversas linhas da rede, cumprindo todas as normas operacionais e de segurança. A lotação dos novos “metros” será de 252 lugares, 64 dos quais sentados. Estas composições vão ter duas cabines e funcionar em modo bidireccional (como as actuais), atingindo uma velocidade máxima de 80 km/hora. Com este investimento, a frota do Metro do Porto passará a contar com 120 unidades – 72 Bombardier Eurotram, 30 Bombardier Tram-Train e os 18 novos CRRC.

Recorde-se que, no passado mês de Abril, três interessados haviam respondido ao concurso público internacional para a aquisição de 18 novos veículos da Metro do Porto, lançado há menos de um ano, a 21 de Dezembro de 2018. Foram eles a CRRC Tangsthan, a Siemens Mobility e a Skoda Transportation. O procedimento de concurso tinha o valor de referência de 56,1 milhões de euros, incluindo, para além do fornecimento, a manutenção dessas unidades por um período de cinco anos. A Metro do Porto alcança assim uma redução de 6,5 milhões de euros face ao investimento inicialmente previsto.

As propostas dos candidatos foram avaliadas nos critérios preço, a valia técnica e design (incluindo este ponto aspectos como capacidade, conforto e acessibilidade). Os novos metros começarão previsivelmente a ser entregues entre 2021 e 2023, ao ritmo de um por mês. Como referido e tendo em conta o aumento da procura que o sistema tem vindo a registar de forma muito consolidada ao longo dos últimos meses, procurar-se-á contar com algumas das novas unidades – uma vez produzidas de acordo com as exigentes especificações do Metro do Porto e devidamente testadas no terreno -, durante o segundo semestre de 2021.

Por outro lado, esta operação de reforço da frota do Metro prende-se, também e sobretudo, com o avanço do alargamento da rede, que terá uma nova linha no Porto - entre S. Bento e a Casa da Música, a Linha Rosa -, e que verá a Linha Amarela prolongada a sul, entre Santo Ovídio e Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia. As empreitadas para as novas linhas devem arrancar em breve, sendo que as obras de construção vão decorrer até 2023. As novas linhas do Metro vão acrescentar 6 quilómetros e sete estações à rede, representando um investimento global na ordem dos 300 milhões de euros.

O Metro do Porto opera em sete concelhos uma rede de 6 linhas, 67 quilómetros e 82 estações, utilizada por mais de 62 milhões de utilizadores em 2018. Em 2019, a taxa de crescimento da procura ultrapassa os 13 por cento, prevendo-se que o ano termine com uma procura global superior a 70 milhões de clientes.

 

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