Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Routes of Metro do Porto

Linha E com operação reforçada

20 Maio 2022

Linha E com operação reforçada

Aeroporto site 1 980 2500

Objectivo é dar resposta à elevada afluência de passageiros neste trajecto

Em função da recuperação da procura que se tem vindo a registar desde os últimos meses de 2021 e consolidada nos primeiros meses deste ano, o Metro do Porto tem vindo a adequar a sua oferta nas diversas linhas da rede.

Em concreto, a Linha Violeta (E), que serve o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, aproxima-se progressivamente dos níveis de procura anteriores à pandemia (em linha com o crescimento do número de passageiros no próprio aeroporto). O aumento da procura na Linha Violeta situa-se nos 580%, face a 2021, quase seis vezes mais do que o crescimento médio de toda a rede (+106%).

Desde 16 de Maio, a oferta da Linha Violeta duplicou a capacidade, já que passou a ser totalmente efectuada em veículos duplos (anteriormente era em unidades simples). A frequência em dias úteis e entre as 7H00 e as 20H00 passou para 20 minutos (3 serviços por hora e sentido), contra os anteriores 30 minutos.

Já a partir do início do mês de Junho, ainda e sempre em composições duplas, a Linha Violeta terá uma frequência de 15 minutos, tendo como destinos alternados, no centro do Porto, as estações da Trindade e de Campanhã, aqui com interface com os comboios da CP. Ou seja, a partir de Junho, a capacidade instalada do Metro do Porto nesta linha sobe para perto de 2 mil clientes/hora/sentido.

Por outro lado, também a partir de Junho, haverá reforços de capacidade e frequência em todas as restantes 5 linhas da rede, indo ao encontro da monitorização da procura que fazemos em permanência.

Consulte os horários do Metro do Porto em vigor aqui.