Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Metro e PSP juntas para impedir viagens entre concelhos

08 Abril 2020

Metro e PSP juntas para impedir viagens entre concelhos

Metro do Porto e PSP desenvolvem ao longo dos próximos dias uma acção conjunta de controlo de passageiros nas diversas linhas da rede e, concreto, nas fronteiras entre os concelhos onde o Metro circula. Sublinha-se que, ao abrigo do Estado de Emergência actualmente em vigor, nos dias 9 a 13 de Abril, estão proibidas as deslocações de qualquer cidadão para fora do seu concelho de residência.

Metro do Porto e Polícia de Segurança Pública vão actuar juntas por forma a garantir o escrupuloso cumprimento da Lei. Assim, salvo motivo válido e atestado por declaração justificativa (designadamente comprovativo emitido pela entidade empregadora que demonstre a necessidade da deslocação de um município para outro), também na rede do Metro os clientes não estão autorizados a viajar entre concelhos.

A intervenção fiscalizadora e preventiva da PSP e da Metro do Porto decorre em todas as zonas de fronteiras intermunicipais percorridas por qualquer das seis linhas da rede e, ainda mais especialmente, na Linha Amarela (D) e no atravessamento da Ponte Luiz I, entre o Porto e Vila Nova de Gaia. Neste caso particular, alertamos para o facto de a travessia ser totalmente proibida quer através do Metro quer de modo pedonal e em ambos os tabuleiros da ponte (à excepção, naturalmente, das situações já referidas).

O Metro do Porto e a PSP apelam ao bom senso, ao civismo e ao cumprimento da ordem por parte de todos os clientes. O objectivo comum de todos é o de assegurar o devido recolhimento, promovendo a segurança e a saúde dos cidadãos.

O Metro do Porto é o maior operador de transporte público da Área Metropolitana do Porto, operando uma rede de 67 quilómetros e 82 estações e servindo os concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.