Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

Satisfação dos clientes Metro em Alta

15 Novembro 2022

Satisfação dos clientes Metro em Alta

R0612022 mp apresentacaoresultados nov2022 3 1 980 2500

A grande maioria dos utilizadores do Metro do Porto – 85,6%, exactamente – mostra-se muito agradada com o serviço prestado, segundo o mais recente “Estudo de Satisfação de Clientes Metro do Porto”, apresentado este mês. Ao mesmo tempo, 94% das pessoas inquiridas considera que o Metro é um tipo de transporte bom para a sociedade e para o ambiente, revelando também a intenção de o continuar a utilizar nas suas viagens e de o recomendar a amigos ou familiares. O indicador de satisfação atinge um dos valores mais elevados desde que este inquérito se realiza (há mais de 15 anos).

As razões para um resultado global tão positivo nestes índices relacionam-se com parâmetros como a pontualidade (86,7%), o cumprimento das viagens planeadas (87,5%) e da frequência prevista para elas (86,7%) ou a facilidade em validar o título de viagem (89,9%) e mudar de linha (88,5%).

O estudo mostra ainda outros detalhes interessantes sobre a tipologia de clientes do Metro, reforçando a ideia de que se trata de um público jovem (sobretudo entre os 16 e os 24 anos de idade), feminino (60%) e que recorre maioritariamente a este meio de transporte pelo menos uma ou duas vezes por dia. A nível de escolaridade, a maior parte dos utilizadores possui o Ensino Secundário (46%) ou o Ensino Superior (26%).

Já no que respeita aos motivos das viagens, elas prendem-se no essencial com o trabalho (47%), o lazer (23%) e os estudos (17%), sendo que a maior fatia dos viajantes (64%) possui um título de assinatura mensal. Acrescente-se igualmente que, em termos de área de residência, os passageiros são maioritariamente provenientes dos concelhos do Porto (29%), Gaia (23%), Matosinhos (13%) e Gondomar (12%).

O Metro do Porto mantém-se assim em linha com o lema “A Vida em movimento”, servindo cada vez mais e melhor os cidadãos e reunindo uma confiança e uma satisfação consensuais entre aqueles que o utilizam todos os dias.

Estes dados resultam do Estudo de Satisfação, realizado no primeiro semestre deste ano e que contou com 864 participantes com idade igual ou superior a 16 anos, todos eles utilizadores do Metro do Porto.