Passar para o Conteúdo Principal
Português|English
a vida de movimento

Notícias do Metro do Porto

O novo membro da família

11 Fevereiro 2023

O novo membro da família

O novo veículo do Metro do Porto foi apresentado sábado, no cais 3 da Estação da Trindade. O CT (abreviatura de CRRC Tram) fica nesta estação até terça-feira, dia 14 de Fevereiro, podendo assim ser finalmente apreciado por fora e por dentro pela população, no período entre as 09h00 e as 20h00. Em Maio, a primeira destas composições começa a circular com clientes. O CT vão operar em todas as linhas da rede.

Recorde-se que esta nova composição chegou ao Porto em Dezembro passado e, desde então, tem sido sujeita a um conjunto de operações preparatórias e a uma exaustiva bateria de testes. Para além desta primeira unidade, estão a caminho mais 17 composições do mesmo tipo, que chegarão faseadamente ao longo deste ano. A frota do Metro passará, portanto, dos atuais 102 veículos para 120.

Em termos estéticos, os CT chamam a atenção devido a um design moderno, em que o cinzento e o amarelo predominam, juntando-se a linhas de dinamismo e modernidade. As novas unidades primam, em concreto, pelas formas aerodinâmicas e pela acessibilidade, com as sete portas duplas de cada lado a constituírem um grande avanço.

Estes veículos, que contam com sensivelmente os mesmos 35 metros dos seus “irmãos mais velhos” (os ET e os TT, já em circulação) e com um peso global de 52 toneladas, possuem também uma disposição muito favorável para a fluidez e facilidade de entrada e saída de passageiros, podendo atingir uma velocidade de 80 km’s/hora. O resultado é um veículo totalmente amigável e “sorridente”, com amplas áreas envidraçadas.

Nele há espaço para 244 passageiros, 64 dos quais acomodados em assentos que garantem o máximo conforto e cuja especificidade assegura igualmente uma limpeza e higienização extremas. A cabina dos maquinistas é ergonómica e moderna, permitindo-lhes conduzir em segurança, com comodidade e mantendo sempre elevados níveis de informação a bordo.

A juntar a isto, os novos metros possuem um cariz bidirecional e dispõem de piso rebaixado sem degraus – o que facilita o acesso a pessoas com mobilidade reduzida – assim como ar condicionado, sistema de segurança, uma supervisão de circulação por ATP (Automatic Train Protection) e facilidades para o transporte de bicicletas e malas. Destaque ainda, por fim, para a existência de monitores que tornam possível indicar ao passageiro a informação necessária para a correta utilização do veículo e, ao mesmo tempo, exibir conteúdos informativos e de entretenimento.

Os 18 veículos do Metro do Porto, contratados à CRRC (o maior fabricante mundial de veículos ferroviários), representam um investimento de 49,6 milhões de euros, financiados pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental, e começam a circular no Porto a partir de Maio deste ano.